Dia da Comunidade Alemã é comemorado na Assembleia


10/08/2009 22:10

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/SOLALEMAGERALmmy13.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Engler (centro) preside os trabalhos da sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/SOLALEMAMESAmmy16.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Por iniciativa do deputado Roberto Engler (PSDB), a Casa realizou sessão solene com a finalidade de homenagear a comunidade alemã<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/mmy (7) .jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene comemora Dia da Comunidade Alemã <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/SOLALEMAMESAmmy2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Oficialmente a ser celebrado em 25 de julho, o Dia da Comunidade Alemã foi lembrado nesta segunda-feira, 10/8, na Assembleia Legislativa. Por iniciativa do deputado Roberto Engler (PSDB), a Casa realizou sessão solene com a finalidade de homenagear a comunidade alemã, no Plenário Juscelino Kubitschek.

Projeto de lei, apresentado em 2004 pelo deputado Romeu Tuma e aprovado neste ano, incluiu a data no Calendário Oficial do Estado. Tuma, que hoje é secretário Nacional de Justiça, esteve presente ao evento.

Foram convidados para a solenidade Stefan Graf Von Galen, membro do Conscre, Ingo Plöger, presidente da comissão organizadora do evento, Karlheinz Pohlmann, presidente do conselho consultivo do Hospital Oswaldo Cruz, e Thomas Schmitt, cônsul adjunto da Alemanha em São Paulo, que lembraram a influência alemã nos costumes, na arte e na culinária, bem como sua contribuição ao desenvolvimento brasileiro desde 25/7/1824, quando a primeira leva de alemães chegou ao Vale dos Sinos, onde hoje existe a cidade de São Leopoldo.

Durante a sessão solene, apresentaram-se a Camerata da Polícia Militar executando peças clássicas, e o Coral do Colégio Visconde de Porto Seguro, que apresentou músicas alemãs.

O deputado Roberto Engler falou da sua satisfação em presidir a solenidade e parabenizou os alemães e seus descendentes pelos 185 anos de Brasil.

alesp