Programa Saúde Vida fala sobre alcoolismo entre as mulheres


02/06/2011 11:27

Compartilhar:

Edson Ferrarini fala sobre alcoolismo entre mulheres<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/FERRARINITVASSEMBLEIAm.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Programa Saúde e Vida, da TV Alesp, gravado, no dia 30/5, teve a presença do deputado Edson Ferrarini (PTB), para falar sobre o tema Mulheres e Alcoolismo.

Ferrarini, que atua há mais de 30 anos na recuperação de dependentes químicos e alcoólatras no Centro de Recuperação que mantém desde 1979, falou sobre o aumento do índice de mulheres alcoólatras, com idade acima de 40 anos.

Destacou-se que o maior índice de aumento entre as pessoas que consomem álcool excessivamente, foi entre as mulheres, devido a causas genéticas, psicológicas, familiares, baixa auto-estima e maior dificuldade para aceitar e procurar ajuda.

Outro aspecto importante é que existe uma diferença na química do organismo das mulheres que as deixam embriagadas mais rápido, chamada álcool desidrogenase: "O estômago das mulheres tem menos quantidade de uma enzima que quebra o efeito da bebida; portanto, absorve uma parcela maior do álcool ingerido. Isso combinado ao peso e ao mais baixo índice de água no corpo, faz com que a mesma dose de bebida atinja níveis mais elevados nas mulheres", explicou Ferrarini. (da)



eferrarini@al.sp.gov.br

alesp