Museu de Arte do Parlamento de São Paulo

A relação dialética entre cor e forma na pintura de Lúcia Mondelo se transforma em vibração espiritual
09/09/2005 15:02

Compartilhar:

 Tríptico "Evolução"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/luciaobra2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Lúcia Mondelo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Lucia Mondelo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Obra "Revolução de Energias" Clique para ver a imagem ">

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo

As obras de Lúcia Mondelo não nascem de alquimias culturais nem são o resultado de modelos recolhidos no perímetro da pintura informal. A mão da artista lança sobre a tela branca pinceladas de cor, pinta em ritmo febril morfologias que a emotividade transfere às margens do informal.

A sua intensidade rítmica e cromática pode evocar a revolução dos "Fauves", aqueles tubos de tintas jogados como cartuchos de dinamite contra as paisagens do pós-impressionismo. A pesquisa de Lúcia Mondelo propõe um acordo entre natureza e sentimento, a união mística entre a arte e o mundo que Paul Klee, Macker e Mark haviam projetado, às vésperas do abstracionismo. Esses artistas estavam convencidos que cromatismos fortes e deformações gráficas fossem "mais verdadeiros que a verdade formal".

Sua obra transmite uma forte alegria dos sentidos, onde o orgânico e o espiritual se soldam numa triunfante unidade existencial. A matéria que Kandinsky afastava dos territórios da arte, aqui é aceita, como lugar de encantos e metamorfoses. A respiração fisiológica das morfologias assumidas nos temas pictóricos transforma-se em ritmo interior, vibração espiritual, isto é, sentimento e poesia.

O tríptico "Evolução" e a obra "Revolução de Energias", doadas ao Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, bem demonstram a relação dialética entre cor e forma. O ritmo representa o momento instintivo e lírico da obra enquanto que a forma contém o seu lado racional e oferece o sistema de contenção das pulsações criativas da artista.



A Artista

A artista plástica Lucia Mondelo nasceu no Rio de Janeiro, em 1950, residindo nessa cidade até 1970, quando se transferiu para New York, tendo lá finalizado seus estudos no Hunter College of the City University of New York. Em 1979 mudou-se para São Paulo, onde reside até hoje.

Professora de inglês licenciada pela Universidade Mackenzie, Lucia Mondelo iniciou suas atividades artísticas em trabalhos de pátina, decapé, satiné, restauro de móveis, desenvolvendo técnicas próprias em texturas, tendo executado inúmeros trabalhos.

Realizou, também, cursos no Atelier do artista plástico André Lombardi, com quem até hoje se atualiza. Além disso, assistiu a vários workshops, destacando-se dentre eles os monitorados por Áurea Fernandez, Lucia Schwery, Cleide Moreira, Maurício Farias e Juliana Alves.

É Membro da Associação dos Artistas Plásticos de Santo Amaro " AASA em São Paulo " SP.

Participou de inúmeras exposições coletivas: Casa e Jardim, São Paulo (1997); Cofrart " Conexão Fraterna de Arte, São Paulo (1998); Coletiva de Arte Vinhedo, SP (2000); Mostra Casa e Jardim, São Paulo (2001); Equipotel " Espaço Contemporâneo, São Paulo; Galeria de Artes Lalique e Galeria Raridades, Curitiba (2002).

Possui obras em importantes acervos particulares e oficiais, destacando-se entre eles: Coleção José Orlando Lobo; Gilberto de Abreu Sodré; Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp