Zona de Processamento de Exportação da Baixada


20/06/2008 18:23

Compartilhar:

Prandi propôs a Carta em Defesa da ZPE, aprovada por aclamação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/Prandi braga_audzpe.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Baixada Santista deve agir unida para conquistar uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Este consenso foi definido na audiência pública promovida em 19/6 pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT), coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Criação da ZPE da Baixada Santista. No evento, Prandi propôs " e foi aprovada por aclamação " a Carta em Defesa da ZPE da Baixada.

No documento, fica explícita a importância da união das lideranças regionais para que o núcleo de empresas seja instalado na Baixada. Outro ponto destacado é que o espírito metropolitano deve prevalecer acima dos interesses individuais de um ou outro município. "É mais uma porta para o futuro, que irá atrair investimentos, gerar novos empregos, renda e desenvolvimento", destaca a deputada Prandi.

O evento teve apoio do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista), da Agem (Agência Metropolitana da Baixada Santista) e da Associação Comercial de Santos, reunindo importantes setores políticos, empresariais e sindicais da Baixada. Outro destaque foi a participação do presidente da Abrazpe (Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação), Helson Braga, que é Ph.D. no tema. Braga fez uma exposição da importância de uma ZPE para incrementar o desenvolvimento regional.

Conforme a deputada Prandi, a audiência pública foi mais uma passo na caminhada para que a Baixada conquiste a ZPE. "Agora, vamos avançar, intensificando o contato com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que é órgão responsável pela análise dos projetos para implantação das ZPEs. Com união, organização e planejamento a Baixada vai conquistar esta vitória", finalizou Prandi.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp