Regularização de área de chacareiros em Mogi das Cruzes


23/02/2010 18:06

Compartilhar:

Gondim participa de reunião com Vaccarezza, em Brasília<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/GONDIMCHACAREIROS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Luiz Carlos Gondim (PPS) considerou positiva a reunião realizada nesta segunda-feira, 22/2, com o líder do PT na Câmara dos Deputados, deputado Cândido Vaccarezza.

Gondim e a comitiva mogiana que o acompanhou; munidos de fotos que demonstram a produção agrícola de Jundiapeba; explicaram ao parlamentar que a área de 8 milhões de metros quadrados não é de preservação ambiental, como manifestou a Procuradoria-Geral da União ao barrar o processo de regularização da área que já tem o parecer favorável do Instituto Nacional Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Vaccarezza deve levar o assunto ao conhecimento do presidente Lula e da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, para a reunião de governo desta quarta-feira, dia 24. "Estamos muito confiantes que esse apoio político acelere o trâmite e que enfim seja publicado o decreto que regulariza a área dos chacareiros", avaliou Gondim.

Com a publicação do decreto, o tesouro nacional deve liberar cerca de R$ 8 milhões, referentes a regularização de terrenos de 480 famílias. O valor será depositado em juízo, e a desapropriação será efetivada, mesmo que a detentora da área, a mineradora Itaquareira, não concorde com o valor.

Após a reunião com Vaccarezza, a comitiva mogiana foi recebida pelo chefe de gabinete do Incra-DF, Francisco José Nascimento. Além de Gondim e Sapucahy, participaram da audiência o deputado José Candido (PT), o advogado Carlos Alberto Zambotto e os membros da Associação dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (Aprojur), Josemir Barboza de Moraes e Júlio César Bressiani.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp