Yago Tauá cria obras na periferia do cubismo com energia e sensibilidade na formação dos volumes

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
10/10/2005 16:50

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Yago Taua o galoB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Yago Tauá, pseudônimo artístico de Yago Tauá Rodrigues Neves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Yago Taua.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Escultura "O Galo", em mármore de Carrara<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Yago Taua o galoA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mais de noventa anos nos separam do inicio do cubismo e da abstração, eis que surge em inícios do novo milênio um jovem artista cujas esculturas podem ser enquadradas na periferia do cubismo. De conformidade à sua estrita concepção da forma, Yago Tauá é um escultor rigoroso, quase intelectualmente estilizador.

Adotando um estilo semi-figurativo que permanece fundamental em suas obras, onde o côncavo é estilizado com moderação e não afeta o volume na sua essência. Seu sentido vivo do ritmo e da composição está associado à uma luminosidade clara e obscura.

A partir das bases, os planos de suas esculturas se projetam harmonizados em direção diferentes com um sentido equilibrado da proporção. Cada curva, cada sinuosidade, se resolve no movimento seguinte.

Por trás das novas figuras existe um sentido rítmico, quase arquitetônico do espaço, onde os efeitos decorativos são eliminados. Sua obra possui amplitude espacial e suas formas fluidas e elegantes demonstram energia e sensibilidade na formação dos volumes.

A escultura "O Galo", em mármore de Carrara, doada ao Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, constitui um belo exemplo onde as curvas denotam um sentido estético bem desenvolvido. A simplificação que resulta é ao mesmo tempo elegante e repleta de imaginação.

O Artista

Yago Tauá, pseudônimo artístico de Yago Tauá Rodrigues Neves, nasceu em São Paulo em 1979. Transferiu-se com a família para Iguape, SP em 1981, onde realizou seus estudos fundamentais. Formou-se em biologia pela Faculdade de Registro, Vale do Ribeira (2003).

É representante dos Moradores da Juréia no Conselho Consultivo da entidade. Paralelamente trabalha com ECO/ Turismo em toda a região de Iguape através do sistema agro-florestal.

Influenciado por seu pai, o escultor Arnaldo Neves, desde pequeno passou a se familiarizar com mármore e granito, ensaiando suas primeiras esculturas. Atualmente além do mármore pesquisa a madeira para futuras criações.

Possui obras em coleções particulares de São Paulo e do Paraná e no Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp