Lançamento da campanha de vacinação para idosos


24/04/2009 19:19

Compartilhar:

Uebe Rezeck recebe a vacina contra gripe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/UEBEGRIPE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Uebe Rezeck (PMDB) participou, no dia 23/4, ao lado do governador José Serra, do lançamento da campanha de vacinação contra gripe em idosos. A campanha é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde. O evento foi realizado no auditório do Instituto Butantan, e teve também as presenças do secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, além do ator Dedé Santana, garoto-propaganda da campanha.

Após tomar a vacina nas dependências do Butantan, o deputado enfatizou a importância da vacinação para a saúde dos idosos, "a campanha de vacinação está em seu 11º ano e a experiência mostra que tem contribuído muito na redução de doenças ligadas à gripe, inclusive doenças respiratórias", observou Uebe.

A Secretaria da Saúde pretende vacinar, até 8/5, 3,6 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. O número corresponde à meta de 80% dos cerca de 4,5 milhões de idosos residentes no Estado.

A população contará com cerca de três mil postos fixos e duas mil unidades volantes para tomar a dose, funcionando das 8h às 17h. A distribuição e aplicação envolverão 28 mil profissionais, 2.700 carros e sete barcos. A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados em cerca de 1.500 asilos e casas de repouso instalados em todo o Estado.

Em 2008, São Paulo teve 81,93% de adesão à campanha. Além da vacina contra o vírus Influenza, a população terá também à disposição a vacina dupla adulto (contra tétano e difteria) e a que previne o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites.



urezeck@al.sp.gov.br

alesp