Deputado promove homenagem à Soka Gakkai


18/11/2009 16:27

Compartilhar:

João Caramez (centro) e membros da Soka Gakkai<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/caramezsokagakkai.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado João Caramez (PSDB) realizou e presidiu, no dia 16/11, sessão solene em homenagem ao Dia da Fundação da Soka Gakkai (SGI) no Brasil. O evento aconteceu no plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa e contou com a participação dos vice-presidentes da Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI) Osvaldo Maki, Wagner Issami e Celso Hama, e do deputado federal Arnaldo Faria de Sá.

Segundo Caramez, a homenagem é um reconhecimento à contribuição que a organização presta à sociedade em prol da paz, cultura e educação. "Sou testemunha do poder transformador da sociedade exercido pela Soka Gakkai em todos os recantos onde atua, e faço questão de enaltecer a grande contribuição que cada um dos senhores presta a São Paulo, ao Brasil e à humanidade", disse o deputado aos integrantes da entidade.

Em uma tradução livre, Soka Gakkai quer dizer sociedade criadora de valores humanos. A associação visa promover valores como a paz e o respeito ao ser humano, por meio de atividades que buscam a conscientização das responsabilidades para com o meio ambiente e o futuro do planeta.

Durante a solenidade, Caramez apresentou algumas fotos da visita oficial que fez ao Japão, em 2001, quando foi recebido pelo presidente da SGI, Daisaku Ikeda, e sua esposa Kaneko Ikeda. Na ocasião, Caramez, como secretário-chefe da Casa Civil, e sua esposa, Dalvani Caramez, então prefeita do município de Itapevi, entregaram ao presidente da entidade título de cidadão itapeviense.

A BSGI possui uma estreita relação com Itapevi, porque mantém na cidade o Centro Cultural Campestre. O CCCamp, como é conhecido, sedia o Centro de Pesquisas Ecológicas e Naturais da Universidade Soka de Tóquio, que visa desenvolver pesquisas relativas aos aspectos ecológicos do Brasil e da América do Sul.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp