Dia do Aviador é lembrado na Assembléia

Solenidade comemorou o centenário do vôo do 14-bis, realizado por Santos Dumont em 23 de outubro de 1906
30/10/2006 19:01

Compartilhar:

Comandante-do-ar Eduardo Aprígio de Moura Azevedo e deputada Rosmary Corrêa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sol Aviador-Ze-6664.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene comemorou o centenário do vôo do 14-bis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sol Aviador-Ze-6659.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia Legislativa comemorou na manhã desta segunda-feira, 30/10, em sessão solene presidida pela deputada Rosmary Corrêa (PSDB), o Dia do Aviador, ocorrido no ultimo dia 23, e o Centenário da Conquista dos Ares, que marca os cem anos do vôo do 14-bis feito por Alberto Santos Dumont em Paris, em 1906.

"É importante essa parceira e integração da Casa Legislativa, que é a Casa do Povo, e de seus legítimos representantes com as Forças Armadas. Depois de traçar o itinerário do Pai da Aviação, como é chamado o marechal-do-ar Alberto Santos Dumont, a deputada afirmou: "A nossa aeronáutica esteve e continua a estar presente nos mais remotos rincões do país, exercendo com firmeza e segurança o controle e a defesa de todo o espaço aéreo do Brasil e cooperando com o estabelecimento de uma indústria mundialmente competitiva, além de participar de uma atividade aeroespacial de suma importância para o desenvolvimento do país".

O comandante-do-ar Eduardo Aprígio de Moura Azevedo, do 4º Comando Aéreo, com sede em São Paulo, manifestou-se agradecendo o carinho da deputada e do Legislativo estadual. Após ler um trecho extraído do escrito Eu, Santos Dumont " Palavras Soltas de um Diário Apócrifo, ele disse que "o exemplo legado exige que cultuemos nossa história e homens memoráveis e as realizações dos corajosos e abnegados compatriotas que nos antecederam, transmitindo à juventude valores para a construção de um Brasil melhor, mais forte e justo".

Durante a sessão, foi exibido um pequeno filme de 1950 que mostra a visita do presidente Eurico Gaspar Dutra à Base Aérea de Cumbica. A cópia do filme, em DVD, foi presenteada ao comandante Azevedo, que retribuiu a homenagem presenteando a deputada com uma cópia-lembrança do 14-bis.

Entre os presentes, estiveram o comandante Militar do Sudeste, Luiz Edmundo Maia Carvalho, o almirante Carlos Passos Bezerril, do 8º Distrito Naval, Evanir Ferreira Castilho, do Tribunal de Justiça Militar, e João Carlos Vilela, da 2ª Divisão do Exército.

alesp