Reaberto Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira


28/04/2008 11:39

Compartilhar:

Secretário do Meio Ambiente, Francisco Graziano, e o deputado Edson Giriboni<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/GIRIBONI PARQUE TURISTICO A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Centenas de famílias dos municípios de Iporanga, Apiaí, Eldorado e Ribeirão Grande comemoraram a reabertura, no último dia 18 de abril, do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira " o Petar -, considerado uma das unidades de conservação ambiental mais importantes do mundo.

Fechado por mais de um mês por medida adotada pelo Ibama, a partir de uma ação civil do Ministério Público Federal " que constatou a falta da elaboração dos planos de manejo e ordenamento da visitação ", acabou prejudicando a economia de toda a região, que vive basicamente do ecoturismo.

Depois de várias gestões com o Ibama, Ministério Público Federal e Fundação Florestal, responsável pela administração do Parque, o deputado Edson Giriboni (PV) informa que os órgãos competentes entraram em acordo para a reabertura do Petar, graças à assinatura de um termo de ajuste de conduta, além do compromisso de que o novo plano de manejo fique pronto em dois anos.

"Foi um a grande batalha para devolver à região e aos visitantes uma das mais belas atrações turísticas do Estado de São Paulo. Quero agradecer os esforços do secretário do Meio Ambiente, Francisco Graziano, e Eduardo Neto, da Fundação Florestal que, sensibilizados com o problema, não pouparam esforços para viabilizar a reabertura do Parque", ressalta o parlamentar.

egiriboni@al.sp.gov.br

alesp