ILP fortalece trabalho da Assembléia, diz primeiro-secretário


23/09/2003 19:52

Compartilhar:

Maurílio Maldonado, presidente do Instituto <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ilpD230903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado José Caldini Crespo, 2º secretário da Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ilpC230903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Walter Feldman, deputado federal, ex-presidente da Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ilpA220903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente Sidney Beraldo discursa na inauguração do Instituto do Legislativo Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ilpF230903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Emidio de Souza na inauguração do prédio do ILP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/emidioILP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Emidio de Souza

A Assembléia Legislativa inaugurou na manhã desta terça-feira, 23/09, o edifício-sede do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), que atua como centro de estudos, capacitação e de políticas públicas do Parlamento Estadual. "O Instituto, além de eficiente, é rápido no gatilho: não esperou sua sede ficar pronta para começar a trabalhar", disse o primeiro-secretário da Assembléia, deputado Emidio de Souza (PT), durante a inauguração.

O deputado do PT referia-se à data de criação do ILP, em dezembro de 2001, que, mesmo em sede improvisada, já realizou várias atividades, como convênios, cursos, programas, projetos, pesquisas e a recepção aos deputados da atual legislatura, em fevereiro deste ano. "O ILP já vem firmando convênios com câmaras municipais para aperfeiçoar os servidores, elaborando seminários e encontros que dão subsídios aos deputados para elaborar políticas públicas", comentou.

"Uma das funções de nosso Instituto é dar instrumentos para fortalecer nosso trabalho. A Assembléia está de parabéns porque está mais preparada para certificar políticas públicas. Assim, estamos construindo um legislativo forte, à altura do que nosso Estado merece", disse.

Conforme ele, a construção da recém-inaugurada sede foi possível graças à atuação adotada pela Mesa Diretora da Assembléia. "A representação suprapartidária, que já vem de várias mesas diretoras anteriores, rompeu com a tradição brasileira de começar e não terminar uma obra para não deixar marcas para outras pessoas", argumentou em referência às presenças no ato do ex-presidente da Casa, hoje deputado federal, Walter Feldman (PSDB), e do ex-primeiro-secretário, deputado estadual reeleito, Hamilton Pereira (PT), que criaram o ILP.

Com 200 metros quadrados de área construída, prédio do ILP está localizado na avenida Sargento Mário Kozel Filho, em frente ao quartel do Comando Militar do Sudeste e anexo ao prédio da própria Assembléia. Possui auditório com capacidade para 50 pessoas e várias salas para cursos.

O ILP, conforme publicação distribuída no evento, estuda, pesquisa e dá subsídios para os trabalhos parlamentares e ações legislativas na área de políticas públicas. Busca integrar o Poder Legislativo com a sociedade e atua como escola de governo, com a função de elaborar programas de formação e aperfeiçoamento dos servidores. Suas ações se estendem ao público externo, como forma de aprofundar a democracia participativa.

Sua atual diretoria, indicada pelos três membros da Mesa Diretora, é composta pelos servidores efetivos da Casa Maurílio Maldonado (diretor-presidente), Carlos Nunes (diretor-executivo) e Lia Baraúna (diretora-executiva).

emidio@al.sp.gov.br

alesp