Centro de excelência em oncologia é homenageado na Assembléia

Sessão solene comemora os 90 anos de fundação do Hospital Amaral Carvalho da cidade de Jaú
25/11/2005 14:11

Compartilhar:

vice-prefeito de Jaú, Milton Lira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sol hospVicePrefeitoJauMiltonLira912cint.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Fundação Amaral Carvalho, Ricardo Cesarino Brandão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sol hospPresFundacaoRicardoCesarinoBrandao944cint.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene comemora os 90 anos de fundação do Hospital Amaral Carvalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sol hospmesa833cint.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Câmara Municipal de Jaú, José Carlos Burgo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sol hospPresCamaraMunicipalJauJoseCarlos907cint.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Arnaldo Jardim <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sol hosp arnal864cint.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sol hosp862cint.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Superintendente do Hospital, Antonio Luiz Navarro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sol hospSuperintendenteHospitalAntonioLuizNavarro915cint.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Obrigado é a palavra que resume o nosso sentimento em relação a todos que nestes 90 anos construíram esta instituição que é uma referência em oncologia no país", afirmou o deputado Arnaldo Jardim (PPS) ao encerrar a sessão solene proposta por ele que homenageou os 90 anos de fundação do Hospital Amaral Carvalho.

Surgida em 1915 como maternidade, a fundação Amaral Carvalho transformou-se em hospital geral e há 33 anos iniciou sua especialização em centro oncológico. Hoje, a fundação administra, além do hospital, várias instituições de apoio ao paciente com câncer, de ensino e pesquisa. Como um de seus destaques, conta com uma rede de voluntários de mais 3.000 pessoas, que desenvolvem trabalhos de prevenção e assistência a pacientes em mais de 300 cidades do interior paulista.

O hospital, que se tornou referência no país, tem cadastrado o atendimento a pacientes de 21 estados brasileiros e nos últimos anos tem estabelecido parcerias com várias instituições de ensino como a Unesp de Botucatu, o que a credenciou como instituição capacitada para residência médica.

Durante a sessão solene, que foi acompanhada por vários vereadores de Jaú, Taquarituba e Palmital, além de representantes dos secretários da Saúde e da Cultura, do Sindicato dos Hospitais de São Paulo e de diversas entidades ligadas à área e por grande número de voluntárias e voluntários da Fundação, foi exibido vídeo sobre o trabalho desenvolvido pela instituição.

O deputado Waldir Agnello (PTB), presidente da Comissão de Saúde da Alesp, ressaltou as ações da Fundação e revelou que teve um caso de câncer na família. Ele agradeceu o apoio que recebeu dos profissionais da instituição. Outro parlamentar que agradeceu o excelente atendimento a familiar foi o deputado Gilson de Souza (PFL).

Também destacaram o trabalho desenvolvido pelo Amaral Carvalho o vice-prefeito de Jaú, Milton Lira, o presidente da Federação das Santas Casas, Jaime Gimenez, e o presidente da Câmara Municipal de Jaú, José Carlos Burgo.

O superintendente do Hospital, Antonio Luiz Navarro, e o presidente da Fundação Amaral Carvalho, Ricardo Cesarino Brandão, agradeceram ao deputado Arnaldo Jardim pela homenagem e ao esforço de toda a equipe e de voluntários da Fundação. Ambos destacaram que é necessária a revisão da tabela do SUS e que o hospital possa receber R$ 10 milhões por serviços prestados, que não foram pagos, o que colaboraria para o equilíbrio financeiro da instituição. Pediram o apoio dos parlamentares para ampliar as verbas para a instituição, que necessita da atualização de equipamentos.

O deputado Arnaldo Jardim assumiu ao final da sessão o compromisso de trabalhar por mais verbas junto ao governo estadual e federal. "O Amaral Carvalho é um exemplo de austeridade, seriedade e competência no uso de recursos públicos. Desta maneira, é fundamental que o Legislativo trabalhe para que os serviços ali prestados possam ser mantidos e ampliados com a excelência que tem caracterizado a instituição ao longo destes 90 anos", afirmou.

alesp