Assembléia faz parcerias nas áreas de Meio-ambiente, Saúde e Educação


12/11/2008 14:00

Compartilhar:

Assembléia assina 5 de protocolos de intenção<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/MAU_5141.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aparecida Fonseca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/PROT INTENC Aparecida Fonseca  NIEGA MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima, assinou na manhã desta quarta-feira, 12/11, cinco protocolos de intenção com entidades representativas do Meio-ambiente (Ong Pró-Animal e Niega), da Saúde (Interfarma) e da Educação (Universidade Estadual Paulista " Unip - e Fundação Mário Covas). Essas entidades, através de parceira com o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), passam, a partir de agora, a acompanhar mais de perto o processo legislativo, inclusive com a possibilidade de dar sugestões a propostas que tramitam pelas comissões temáticas da Assembléia.

"O parlamento de São Paulo continua nesta busca de interação e integração com a sociedade e a assinatura destes protocolos quer alargar essa integração, na tentativa de qualificar seus servidores e de dar aos parlamentares instrumentos para que cumpram bem seu papel de legisladores", ponderou o presidente Vaz de Lima, acrescentando que "os servidores desta Casa estão extremamente preocupados em se qualificar para prestar um melhor serviço à população paulista".

O presidente mostrou-se bastante comovido com a fala do presidente da Interfarma, Gabriel Tanus. Depois de ouvir um balanço das atividades do ILP, feito por sua diretora-executiva, Desirée de Marco, Tanus se disse impressionado com o trabalho que a Assembléia realiza na formação da cidadania. "Estamos aqui para contribuir com este Parlamento nos assuntos ligados à Saúde, que é nossa área, mas estou muito impressionado com o trabalho que esta Casa realiza para promover o acesso à informação pelos cidadãos deste Estado", refletiu. E acrescentou: "Faremos o que for possível para que o processo legislativo possa ser aprimorado".

Tanus fazia especial referência ao curso de Formação Política para Jovens, promovido pelo ILP, presencialmente nas várias regiões da Grande São Paulo, e que, a partir de agora, poderá ser feito como Ensino à Distância, conforme noticiou Roberto Lamari, presidente do Instituto. "Dentre os vários cursos promovidos pelo ILP merece destaque o que possibilita a formação política dos jovens. Através de um convênio com a Fundação Mário Covas e parceria com as secretarias de Gestão, de Participação e Parcerias e de Defesa da Cidadania, esse curso será oferecido na modalidade à Distância e poderá ser feito por jovens não só do Estado de São Paulo, mas de todo o Brasil", falou, refletindo que "dessa maneira saímos dos muros da Assembléia para atingir a sociedade como um todo, mas especialmente os jovens".



Educação " Na área de Educação, foi firmada parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unip), para desenvolver estudos quanto à possibilidade de integração e cooperação técnica, possibilitando, inclusive, o acesso a bolsas de estudo para funcionários ativos e inativos da Assembléia, bem como a seus dependentes. "Faz parte da missão da universidade engrandecer, cultural e tecnologicamente, o povo brasileiro, especialmente os cidadãos paulistas, e com esse convênio vamos permitir aos funcionários desta Casa esse crescimento cultural e tecnológico", aludiu Fábio Romeu de Carvalho, vice-reitor da Unip, que assinou a parceria.

Já com a fundação Mário Covas, presidida por Antônio Carlos Rizeque Malufe, a intenção é desenvolver, conjuntamente com o ILP, estudos, cursos, seminários, pesquisas, campanhas, publicações e debates em temas pertinentes ao aprimoramento do Legislativo e aperfeiçoamento da gestão pública, segundo os princípios da inovação, da ética e da probidade administrativa, apoiando e estimulando iniciativas de ação comunitária.



Meio-ambiente " Com a Ong Pró-Animal e com o Núcleo Internacional de Educação e Gestão Ambiental (Niega) foram firmadas parcerias de cooperação técnica que permita aprofundar e melhorar a qualidade do acompanhamento, pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente, de programas e projetos, de modo a permitir a avaliação de sua execução, apontando ajustes na tramitação legislativa.

Para a coordenadora da Ong, Ângela Maria Branco, "este convênio é a busca de construção de políticas públicas que tornem a sociedade mais ética e harmoniosa na questão ambiental".

"Nossa participação foca a formação de uma parceria que visa construir ambientes sustentáveis na busca da sustentabilidade planetária", refletiu Aparecida Fonseca, presidente do Niega.

Ao encerrar o evento, o deputado Vaz de Lima falou dessa preocupação de uma governança sustentável na Casa, referindo às certificações ISO 14.000, 14.001 e 14.064 e também da busca constante de transparência para o Legislativo, nestes dois anos na Presidência: "A Assembléia Legislativa não apenas tem trazido as pessoas aqui, mas também tem saído deste espaço físico com o objetivo maior de dar ao cidadão a condição verdadeira da cidadania. Queremos que São Paulo seja um laboratório de boa cidadania e que possamos contagiar todo o restante do país", finalizou.

alesp