Vacina contra o HPV nas unidades de saúde

Projeto
16/11/2009 16:53

Compartilhar:

Gilmaci Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/GILMACIHPV.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em 11/11, a Comissão de Finanças e Orçamento aprovou o Projeto de Lei 287/2008, de autoria do deputado Gilmaci Santos (PRB), que autoriza o Poder Executivo a disponibilizar, nas unidades de saúde do Estado, a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) e o câncer de colo de útero.

Segundo Gilmaci Santos, o projeto foi criado após chegar ao seu conhecimento que a cada dois minutos uma mulher morre de câncer de colo do útero no mundo. "A vacina é quase 100% eficaz, por isso é fundamental utilizá-la, já que prevenir é combater mortes desnecessárias", disse o parlamentar.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, esse é o segundo tumor mais comum entre as mulheres brasileiras. Quanto mais tarde for diagnosticada a doença, maior o risco de mortalidade. O contato sexual é a maneira mais comum de contágio, mas existem outras formas de transmissão.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp