Carreteiros pedem apoio à Comissão de Serviços e Obras Públicas


30/06/2009 18:33

Compartilhar:

Simão Pedro presidente da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/CARRETEIROSSIMAOPEDRO_0001ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Representantes de carreteiros que prestam serviços à Dersa nas obras do Rodoanel (trecho sul - lote 5) estiveram em reunião informal da Comissão de Serviços e Obras Públicas, sob a presidência do deputado Simão Pedro, nesta terça-feira, 30/6. Os trabalhadores vieram pedir a intervenção da comissão no sentido de receberem os salários e a locação de seus caminhões, atrasados há três meses. A reunião foi informal devido à falta de quórum.

Em entrevista ao Diário da Assembleia, Simão Pedro esclareceu a situação vivida pelos trabalhadores. A vencedora da licitação para a prestação do serviço junto à Dersa foi a empresa OAS Empreendimentos, que contratou a Alfa Porte que, por sua vez, contratou os trabalhadores através da Transtele. Durante conversa telefônica com o presidente da Dersa, Delson José Amador, Simão Pedro foi informado que os pagamentos feitos pela Dersa estão em dia, o que então sugere que a tercerizada não esteja fazendo os devidos repasses aos trabalhadores. "Ou seja, os carreteiros "quarterizados" estão há três meses trabalhando de graça para o governo do Estado".

Mesmo havendo tercerização do serviço, a Dersa deve fiscalizar as condições trabalhistas das subcontratadas, conforme informou ainda o parlamentar.

"Combinei de enviar via fax ainda hoje ao Amador com a cópia do requerimento protocolado pelos carreteiros na comissão, pedindo nossa intervenção e esclarecendo o quadro para que ele possa tomar as providências cabíveis. Além disso, encaminharei ofício ao Ministério Público do Trabalho, alertando-os sobre o ocorrido. Talvez, seja uma situação a ser resolvida por um Termo de Ajuste de Conduta (TAC)".

Os representantes legais dos carreteiros devem entrar nos próximos dias com representação junto ao MPT.

alesp