Biografia dos deputados eleitos em outubro/2010 - Celso Giglio


21/01/2011 14:02

Compartilhar:

Celso Giglio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/celsogiglio.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Celso Antonio Giglio (PSDB) nasceu em Campinas (SP), em 19 de fevereiro de 1941. Graduado pela Escola Paulista de Medicina, especializou-se em cirurgia geral e obstetrícia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, formando-se também em administração hospitalar pela Universidade de São Paulo.

No início da década de 60 chegou a Osasco, onde escolheu viver e trabalhar. Médico do Serviço de Assistência Médica e Domiciliar de Urgência e da prefeitura, de 1977 a 1982, ocupou o cargo equivalente ao de Secretário Municipal de Saúde. Presidiu também a Associação Paulista de Medicina " Regional Osasco (1975-1977) e a Fundação Instituto Tecnológico de Osasco " Fito (1977 a 1980).

Candidato à vereança em 1988, Giglio obteve uma votação recorde, elegendo-se presidente da Câmara Municipal tão logo assumiu o mandato, em 1989.

Eleito deputado estadual em 1990, apenas dois anos depois, foi escolhido prefeito de Osasco, com 54,12% dos votos. Sua gestão marcou uma era de grandes transformações, com a multiplicação dos equipamentos públicos, especialmente nas áreas da saúde e educação.

Nacionalmente reconhecido como um exemplo de sucesso, ao concluir o mandato, sua taxa de aprovação era de 92%, a mais alta entre os prefeitos do país. Apenas quatro anos depois, retornou à prefeitura, dando continuidade aos programas que fizeram de Osasco um dos municípios mais dinâmicos do Estado. No ano 2000 assumiu a presidência da Associação Paulista de Municípios (APM), para a qual foi reeleito em 2004. Durante sua gestão, Celso Giglio realizou cursos, seminários e congressos de caráter municipalista, além de favorecer a formação de gestores públicos. Eleito deputado federal (1998), convertendo-se numa das vozes do municipalismo no Congresso Nacional.

Em 2005, a convite do governador Geraldo Alckmin, Giglio assumiu a superintendência do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), no qual aplicou sua vasta experiência administrativa a fim de melhorar o atendimento prestado aos usuários.

Eleito deputado estadual pelo PSDB em 2006, com 111.302 votos, é líder da Bancada do PSDB desde março deste ano. Presidente das comissões de Redação e de Assuntos Municipais, também presidiu a CPI dos Cursos de Medicina e a Comissão Especial do Iamspe.

alesp