Críticas à monocultura da cana


05/08/2011 09:48

Compartilhar:

Tobias discursa na Agrifam <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/PEDROTOBIASAGRIFAM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Pedro Tobias, presidente do PSDB paulista, participou nesta quinta-feira, 4/8, da cerimônia de abertura da 8ª Agrifam " Feira da Agricultura Familiar e do Trabalhador Rural " em Agudos, organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp).

Na solenidade, Tobias criticou a monocultura da cana-de-açúcar. Segundo ele, está prejudicando a área cultivada de outros gêneros alimentícios. "Hoje convivemos com a monocultura da cana nas mãos de multinacionais, concentrando as riquezas até fora do país. Se prevalecer esse processo, vai faltar comida na mesa dos brasileiros nos próximos anos", afirmou o deputado, ao lado do presidente da Fetaesp, Braz Albertino que, também criticou a monocultura da cana.

O parlamentar também colocou-se à disposição da Fetaesp para ajudar no fortalecimento da agricultura familiar, inclusive no processo de comercialização da produção. "Os agricultores e empreendedores brasileiros não querem esmola, mas, no mínimo, o mesmo apoio e condições de trabalho de outros países, tornando nossos produtos mais competitivos no mercado internacional", declarou Tobias.

Apesar das dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais, como alta carga tributária e juros altos, o deputado disse que a categoria é competente. "O produtor rural brasileiro tem capacidade empreendedora e seus produtos são competitivos, mas precisa de apoio dos órgãos governamentais para avançar ainda mais no mercado internacional", ressaltou. (jr)

ptobias@al.sp.gov.br

alesp