Reunião discutirá situação de cortiços em Santos


22/05/2007 10:10

Compartilhar:

Lair Alberto Krähenbühl e o deputado Bruno Covas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/BCovas Lair2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Convidado pela Secretaria da Habitação estadual, o deputado Bruno Covas (PSDB) participará de reunião para discutir a questão dos cortiços na região central de Santos. O encontro se realizará na Secretaria de Governo Municipal, na quinta-feira, 24/5, às 15 h.

Além do deputado, participarão da reunião o secretário municipal de Governo, Márcio Antônio Rodrigues de Lara; o secretário de Planejamento, Bechara Abdalla Pestana Neves; o presidente da Companhia de Habitação da Baixada Santista (Cohab), Hélio Hamilton Vieira Jr., e representantes da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

Para o deputado, trata-se de um dos problemas mais sérios do município. Ele já havia revelado sua preocupação com a questão em encontro com o secretário estadual da Habitação, Lair Alberto Krähenbühl, na quarta-feira, 16/5. O tema vem sendo tratado pelo governo estadual dentro do Programa de Atuação em Cortiços (PAC), do CDHU, com o propósito de melhorar a condição de moradia e ampliar o processo de revitalização urbana.

Bruno Covas também manifestou a Krähenbühl sua opinião sobre a importância de a secretaria expandir o programa de mutirões de moradia, que tem sua origem em 1985, na gestão de Mário Covas na prefeitura paulistana. À época, a iniciativa foi chamada de Guias e Sarjetas e reunia a população local para promover melhorias no bairro. Além de promover essas benfeitorias, os mutirões tiveram o mérito de integrar socialmente os moradores de uma mesma região.

O secretário reiterou ao parlamentar sua intenção de dar maior agilidade aos mutirões para a construção de moradias. Segundo Krähenbühl, a Secretaria da Habitação deverá considerar métodos construtivos alternativos, para diminuir o tempo de obras demandado por essas habitações.

bcovas@al.sp.gov.br

alesp