Toma posse a nova diretoria do Conisud


06/02/2007 16:27

Compartilhar:

Deputado João Caramez participa da posse do novo presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CARAMEZ  CONISUD.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado João Caramez (PSDB) participou na noite de sexta-feira, 2/2, da posse do novo presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), o prefeito de Taboão da Serra, Evilásio Cavalcante de Farias (PSB), que assumiu o cargo para o biênio 2007/2008. O evento aconteceu no Teatro Municipal de Taboão.

Caramez tem forte atuação na região sudoeste e participou ativamente da formação do consórcio em 2001, dando apoio efetivo aos prefeitos do Conisud, composto pelos municípios de Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra.

Evilásio Farias lidera a nova diretoria substituindo o prefeito de Embu, Geraldo Leite Cruz (PT), e tem ao seu lado o prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge José da Costa (PMDB), como vice-presidente. Segundo Evilásio, hoje o consórcio tem mais peso que no passado, já que uma lei federal de 2005 passou a reconhecer a entidade em âmbito nacional.

As ações do Conisud visam, principalmente, a cooperação entre os municípios para resolver questões comuns. "O maior problema da região atualmente é a questão do lixo. Todas as cidades sofrem com isso. Hoje, para um município criar uma usina de lixo é inviável, mas, se juntarmos duas ou três cidades, pode passar a ser uma realidade."

A questão do lixo foi ressaltada também pelo vice-presidente do consório, que aproveitou a ocasião para desabafar sobre os problemas que vem enfrentando em Itapecerica da Serra. Há poucos dias, o aterro sanitário de Itapecerica foi interditado pela Cetesb. "É uma situação muito complicada, pois sabemos que precisamos nos adequar às regulamentações, mas, infelizmente, não tivemos tempo. A interdição prejudicou ainda mais a situação, porque não temos onde depositar o lixo coletado diariamente no município", explicou Jorge Costa.

Audiência na Secretaria do Meio Ambiente

Diante das declarações de Costa, o deputado João Caramez fez uma ligação para Francisco Graziano, secretário de Estado do Meio Ambiente, e solicitou uma audiência para o início desta semana. A notícia da audiência na terça-feira com o secretário foi dada durante o discurso do deputado e recebida com aplausos por todos os presentes.

"A formação do Conisud foi fundamental para a região sudoeste. Os seis municípios juntos representam quase um milhão de pessoas que precisam de atendimento. Com essa união suprapartidária, podemos pensar e executar o desenvolvimento sustentado, com ações integradas, para promover o crescimento de maneira ordenada, inteligente e sem prejudicar o meio ambiente", finalizou Caramez.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp