Sancionada lei que inclui bacia do ribeirão Piraí na APA Cabreúva
Foi publicada no Diário Oficial, em 3/3, a sanção do governador Geraldo Alckmin ao Projeto de Lei 1.158/03, de autoria do deputado Hamilton Pereira (PT), que incluiu a bacia hidrográfica formadora do ribeirão Piraí na Área de Proteção Ambiental (APA) Cabreúva.
Sancionada na íntegra, a Lei 12.289/06 será importante instrumento na luta pela preservação do ribeirão Piraí, atualmente uma das poucas alternativas de abastecimento para as cidades de Cabreúva, Salto e Indaiatuba. Futuramente, também deverá atender a cidade de Itu.
Apesar de sua nascente estar localizada na serra do Japi, dentro da APA Cabreúva, a bacia hidrográfica formadora do ribeirão, distribuída pelos municípios abastecidos pelo manancial, encontrava-se desprotegida. Segundo Hamilton Pereira, a aprovação da lei oferece um instrumento legal que, se bem utilizado, pode garantir a superação desse antigo problema, que impedia a conservação de toda a extensão da bacia e comprometia a qualidade e quantidade das águas.
A poluição gerada pelo desenvolvimento industrial e de novos empreendimentos imobiliários na região de Cabreúva, mais especificamente no bairro do Jacaré, tem ameaçado o manancial. "Na fronteira entre os municípios de Cabreúva e Itu também há ocupações às margens do ribeirão. Com a aprovação da lei, é preciso que a Cetesb e os órgãos estaduais responsáveis atuem com eficiência para sanar esse tipo de problema", destaca o deputado.
Recursos para consórcio
Outra importante conquista do deputado Hamilton Pereira nas últimas semanas foi a inclusão no Orçamento estadual para 2006 de emenda que destina recursos para o Consórcio Intermunicipal do Piraí.
Se a peça orçamentária for sancionada pelo governador, o Consórcio do Piraí passará a ter dotações orçamentárias de cerca de R$ 300 mil para realizar estudos técnicos de preservação ambiental da bacia do ribeirão. "Essa é uma conquista muito importante, já que, em parceria com Juvenil Cirelli, atual vice-prefeito de Salto, temos lutado por recursos para o consórcio desde 2001", afirma o parlamentar. "Além disso, trata-se de um investimento fundamental, já que, por seu próprio histórico, o consórcio tem sido o principal agente das lutas pela preservação do Piraí", completa.
hpereira@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições