Presidente é homenageado com Medalha Batalhão de Expedicionários Paulistas


16/06/2008 21:04

Compartilhar:

Vaz de Lima recebe a Medalha Batalhão de Expedicionários Paulistas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/Medalha_3709.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Vaz de Lima, recebeu nesta segunda-feira, 16/6, a Medalha Batalhão Expedicionários Paulistas. A homenagem é dedicada a personalidades civis ou militares ou instituições públicas ou privadas que, de alguma forma, tenham contribuído com trabalhos relevantes para a população. Outorgada pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Roberto Antonio Diniz, a medalha foi proposta pelo comandante do 2º Batalhão do Policiamento de Choque, coronel PM Carlos Botelho Lourenço, que destacou a "alma, a preocupação e o carinho que Vaz de Lima tem demonstrado para com a Polícia Militar de São Paulo". "Precisamos uns dos outros para nos libertarmos", disse, referindo-se à importância da união de forças para a segurança da população.

Vaz de Lima agradeceu a homenagem e abriu seu discurso dizendo da honra que a iniciativa do 2º Batalhão da Polícia Militar lhe proporcionou. Segundo o presidente, não seria justo omitir de sua fala o excelente trabalho desenvolvido pelo 2º Batalhão de Choque. "(os policiais militares) são cidadãos do cumprimento do dever do Estado", disse.

Para reforçar sua confiança na atuação do 2º Batalhão, Vaz de Lima citou frase de Napoleão Bonaparte: "É um dom ser capaz de reconhecer em um só golpe de vista a solução do problema". Assim é o Batalhão de Choque da polícia de São Paulo, de acordo com o presidente: "a esperança de solução para as situações mais complicadas".

Integraram também a comitiva da Polícia Militar, o chefe e o subchefe da Assessoria Policial Militar da Assembléia Legislativa, respectivamente, coronel PM Celso Pinhata Junior e tenente-coronel PM Carlos Eduardo Blanco.



Batalhão atua em ações de conflito



A medalha "Batalhão de Expedicionários Paulistas" foi instituída pelo então governador Geraldo Alckmin, em agosto de 2001, em homenagem ao 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar

O 2º Batalhão de choque foi criado em 7 de maio de 1934, no âmbito da antiga Guarda Municipal, com o nome de Divisão Reserva, para atuar em serviços extraordinários, entre eles, ações de controle de tumultos. Em 3 de junho do mesmo ano, no Parque Antártica, com um efetivo de 207 policiais. O batalhão realizou, pela primeira vez, o policiamento em praças desportivas, área na qual se especializou ao longo dos anos e atua até hoje, com um efetivo de 680 policiais.

alesp