IPVA em seis parcelas com início de pagamento em março
Para amenizar o efeito cascata da crise mundial e possibilitar uma folga aos contribuintes que precisam honrar com as despesas típicas do início do ano, o deputado João Mellão Neto (DEM) apresentou na Assembleia o Projeto de Lei 271/2009, que propõe o parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em seis prestações iguais e consecutivas, a serem pagas a partir do mês de março.
O projeto prevê também que a tabela com os valores do IPVA seja elabora em dezembro de cada ano para que a avaliação observe os preços médios de mercado vigentes naquele mês e esteja mais próxima do seu valor real.
O principal objetivo é acabar com o índice de inadimplência do imposto que, segundo dados da Secretaria da Fazenda, chegou a 8% neste ano.
"Com o fracionamento do IPVA, todos sairão ganhando. O parcelamento representa uma economia para o erário e evita a inscrição do contribuinte, que não têm condições de quitar os seus débitos, na dívida ativa do Estado" observou o deputado.
O consequente aumento da arrecadação beneficiará tanto o Estado como os municípios paulistas, já que a receita do IPVA é partilhada em partes iguais entre o Estado e o município onde o proprietário do veículo tiver domicílio ou residência. "É no início do ano que as despesas com tributos se acumulam. Todos sentem o impacto dos impostos, independente de classe social. Muitos, por sua vez, não conseguem arcar com as despesas dessa natureza em virtude do acúmulo de gastos no mês de janeiro de cada ano" acrescentou.
jmellao@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições