São Paulo recebe visita do Fórum Legislativo das Cidades-Sedes da Copa do Mundo de 2014

Comitiva também conhecerá as obras em andamento do Itaquerão
04/11/2011 22:48

Compartilhar:

Obras do estádio Itaquerão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ITAQUERAOa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ITAQUERAOb.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa de São Paulo vai receber, na segunda-feira, 7/11, o Fórum Legislativo das Cidades-Sedes da Copa do Mundo, evento organizado pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, em parceria com a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal.

São Paulo é a última das 12 cidades-sedes a receber a visita do fórum, que reúne vários parlamentares das duas comissões e tem como principal objetivo mobilizar o Poder Legislativo (Câmara e Senado, assembleias legislativas e câmaras municipais das capitais) para a realização da Copa do Mundo. A coordenação do evento em São Paulo é do presidente da CTD, deputado Jonas Donizette (PSB-SP).

A programação do fórum tem início às 9h, com a apresentação da matriz de responsabilidades da cidade, seguida de debates. "A agenda do fórum em São Paulo prevê também almoço com autoridades locais e visitas-técnicas às obras já em andamento do estádio Itaquerão (às 15h), que será palco da abertura da competição, e do Aeroporto de Guarulhos (às 18h)", explicou o presidente da CTD.



Mobilidade urbana



Com 11 milhões de habitantes e mais de 7 milhões de veículos automotores, a cidade de São Paulo tem vários problemas de mobilidade. Congestionamentos de 100 km a 150 km são corriqueiros, e os recordes já ultrapassam a marca dos 200 km, apenas considerando a área mais central da cidade, que é monitorada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), segundo dados do Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia " Sinaenco.

O governo do Estado trabalha para atender as demandas que serão geradas pela Copa de 2014 e que poderão ficar como legados para a cidade. O projeto mais importante é uma linha de monotrilho, orçada em R$ 2,86 bilhões e que conta com recursos do PAC da Mobilidade Urbana. A Linha 17 Ouro deverá ter cerca de 22 quilômetros e irá conectar o aeroporto de Congonhas ao sistema metroferroviário da cidade.

Segundo a Companhia do Metrô, até 2014 outra linha de monotrilho estenderá a linha do metrô até o bairro de Cidade Tiradentes, extremo leste da cidade, mas a licitação ainda não foi lançada.



Expresso Aeroporto



O Sinaenco informa que além das novas linhas do Metrô, o governo paulista promete investir na modernização dos sistemas de transporte (metrô e trens) para o bairro de Itaquera, onde ficará o estádio sede da Copa. O objetivo é aumentar a frequência de circulação de trens para atender a alta demanda da região. Também na zona leste da cidade, a nova linha Expresso Aeroporto permitirá uma ligação rápida (15 minutos) entre o Aeroporto de Cumbica (em Guarulhos) e o centro da capital. No entanto, o projeto ainda não foi licitado e não há data para entrega do novo ramal, o que coloca dúvidas sobre sua efetivação a curto prazo.

A construção do estádio começou no último dia 31/5. Após 155 dias, as obras, segundo a Odebrecht, seguem com 64% da terraplanrgem realizada, 1.375 estacas cravadas, 276 blocos de concreto executados e 22 pilares instalados.

No dia 19/10, o Corinthians anunciou um acordo para a remoção de dois dutos da Petrobras que passam sob o terreno. O contrato assinado entre o clube e a estatal prevê que o custo chegue a R$ 7 milhões.

Além do jogo inaugural da Copa, que ocorrerá no dia 12 de junho de 2014, o estádio receberá mais cinco partidas. Entre elas, uma das semifinais da competição.



(Fonte: assessoria de imprensa do deputado federal Jonas Donizette)



Saiba mais sobre este assunto consultando o Portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br)

alesp