Ato solene comemora o Dia Mundial do Rim


12/03/2010 22:10

Compartilhar:

Dia Mundial do Rim é comemorado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/MAURIMMESA_7485.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Palestras abordaram a importância da prevenção e o trabalho das associações de médicos e de pacientes



A Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo (Sonesp) realizou nesta sexta-feira, 12/3, comemoração do Dia Mundial do Rim. Palestras, debates e ações de prevenção da doença renal crônica (DRC) fizeram parte do programa, que teve o seu ponto alto no ato solene que comemorou a data e homenageou o prefeito Gilberto Kassab, "único prefeito de capital a dar a devida atenção para a Doença Renal Crônica", conforme declarou o deputado Estevam Galvão (DEM).

Galvão também se declarou parceiro de longa data da Sonesp " na pessoa de sua presidente, Altair Lima " com o intuito de dar visibilidade ao problema e de chamar a atenção das autoridades para a doença que, segundo o deputado, "atinge 11 milhões de pessoas no Brasil, com três milhões só em São Paulo.

A doutora Gianna Mastroianni Kirsztajn, médica nefrologista da Unifesp e coordenadora da Campanha Nacional de Prevenção de Doenças Renais da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), que recebeu o nome de "Previna-se", falou da importância da prevenção, "único caminho para evitar a perda da função renal e a progressão dessa enfermidade". Kirsztajn chamou a atenção para o fato de que a DRC não causa dor, e o doente só sente que algo está errado quando cerca de 50% dos rins já estão comprometidos.

O programa do evento compreendeu ainda um fórum que discutiu a importância das associações médicas e de pacientes na promoção de políticas públicas; a palestra do doutor Emannuel Burdmann, presidente da SBN, abordou o papel das sociedades médicas; e Williams S. Oliveira, da Vido, falou sobre o papel das associações dos pacientes.

alesp