Programa de TV destaca políticas para pessoas com deficiência


25/06/2010 14:01

Compartilhar:

Vaz de Lima, apresentadora Ana Kalyne, Linamara e Célia Leão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2010/VAZDELIMATV.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Vaz de Lima (PSDB) participou do programa Assembleia Convida, da TV Alesp, juntamente com a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, e a deputada Célia Leão (PSDB).

Vaz de Lima recordou a criação da secretaria, em março de 2008, por meio de projeto de lei complementar encaminhado pelo Executivo. Na época, Vaz de Lima era presidente da Assembleia. "Com muito diálogo e convencimento, conseguimos mostrar a importância de uma iniciativa pioneira como aquela. Superamos dificuldades e demos um grande passo."

Segundo o parlamentar, há uma razão fundamental para abraçar uma causa desse tipo. "Penso que a política só tem sentido quando feita para melhorar a qualidade de vida das pessoas. É preciso gostar de gente, criar soluções para os problemas que afligem o ser humano."

Linamara relatou sua longa história de participação na luta pelos direitos da pessoa com deficiência até chegar à secretaria. "Aceitei o cargo porque achei que o desafio valia a pena", comentou, explicando que procurou, desde o início, compor ações articuladas com outras secretarias, como a da Habitação, Educação, Saúde e Assistência Social.

A deputada Célia Leão destacou o que definiu como "palavra mágica": reabilitação. Para ela, políticas nesse sentido são sinônimo de respeito, já que oferecem condições para que as pessoas possam aprender a conviver com a deficiência e entender que é possível realizar as atividades do cotidiano em novas bases.



vlima@al.sp.gov.br

alesp