São Roque é a terra do vinho e do esqui

Estâncias Paulistas
05/08/2010 19:34

Compartilhar:

Roteiro do vinho em São Roque  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/saoroque-roteirodovinho-miguel.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Em São Roque, Centro Cultural Brasital <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/saoroque-CENTROCULTURALBRASITAL-MiguelSchincariol.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pista de esqui em São Roque <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/saoroque-ski.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Museu Darcy Penteado em São Roque <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/SAOROQUE-MUSEUDARCYPENTEADO-MIGUEL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Fundada em 1657 às margens dos ribeirões Carambeí e Aracaí pelo capitão paulista Pedro Vaz de Barros, São Roque recebeu esse nome pela devoção que seu fundador tinha pelo santo. O capitão foi o primeiro a plantar uva nas encostas dos morros onde, séculos mais tarde, imigrantes italianos e portugueses ampliariam os vinhedos, instalaram suas adegas e transformaram São Roque na Terra do Vinho.

Rapidamente o vilarejo se transformou em pousada dos bandeirantes que desciam o rio Tietê em busca de ouro e esmeraldas. Em 1832, São Roque foi elevado à condição de vila e, em 1864, à categoria de município.

Em 1990, devido ao seu grande potencial no cenário histórico, artístico, ecológico e cultural, São Roque ganhou o status de estância turística. Com um ótimo clima serrano, paisagens belíssimas e povo hospitaleiro, a cidade dispõe de uma excelente infraestrutura hoteleira, bons restaurantes, um amplo comércio e os mais saborosos vinhos da região. Distando apenas 60 km de São Paulo e servido por duas grandes Rodovias " Raposo Tavares e Castelo Branco " São Roque oferece aos visitantes opções de lazer com ar puro e muita tranquilidade.



Calendário de eventos



Entre as festividades que acontecem todos os anos na cidade, estão a Festa do Peão de São Roque, em março, o Auto da Páscoa e a Corrida de Aleluia, na semana santa.

O evento Fotografe São Roque nas Quatro Estações oferece, para os amantes da fotografia, excursões a pontos turísticos da cidade em busca de produtos típicos da região na estação escolhida: na primavera, alcachofra; no verão, uva etc.

Um dos eventos de maior sucesso é a Romaria dos Cavaleiros de São Jorge, que acontece em 30 de abril e leva dezenas de peregrinos à Pirapora de Bom Jesus. A maioria dos peregrinos vai a cavalo ou de charrete, trajando roupas típicas.

Há ainda o Encontro de Carros Antigos, a Festa da Colônia Italiana, Encontro de Motos, as Festas de Agosto, entre elas a do aniversário da cidade, a Expo São Roque, o Dia do Bandeirante etc.

Fora os eventos mais conhecidos, o turista ainda pode degustar vinhos nas adegas espalhadas pela cidade e praticar esportes no Ski Mountain Park (não necessariamente nessa ordem) ou mesmo degustar excelentes pratos nos restaurantes da região.



Para informações mais detalhadas, consulte www.saoroque.sp.gov.br e reserve um fim de semana para conferir as dicas do site.

alesp