Instalada a 12ª legislatura do Parlamento Jovem


05/11/2010 18:00

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/parlajovem aberturaMAU6933.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão de diplomação e posse dos parlamentares jovens <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/parlajovem aberturaMAU6929.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/parlajovem aberturaMAU6935.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados Carlos Giannazi, Célia Leão e Maria Lúcia Prandi dirigiram a abertura dos trabalhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/parlajovem aberturaMAU6932.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o plenário Juscelino Kubitschek invadido pelo entusiasmo dos jovens deputados, a sessão de diplomação e posse dos parlamentares jovens aconteceu nesta sexta-feira, 5/11, com os trabalhos dirigidos pela deputada Célia Leão (PSDB), coautora do projeto que criou o Parlamento Jovem, e secretariada pelos deputados Carlos Giannazi (PSOL), Maria Lúcia Prandi (PT), ambos ligados à área da Educação, e Bruno Covas (PSDB).

Após fazer uma "saudação especial ao grande líder desta Casa, o deputado Barros Munhoz (PSDB)", Célia Leão destacou a efetiva ação da Assembleia Legislativa em favor da Educação. Destacou para os jovens parlamentares a importância e a responsabilidade de representar o povo de São Paulo nesta Assembleia, que ela chama de "solo sagrado" . Após a execução do hino nacional, a deputada manifestou sua opinião a favor dos aplausos, que "só enaltecem o valor da pátria". Para que os jovens compreendessem melhor o funcionamento dos trabalhos, a parlamentar descreveu cada um dos espaços que constituem o plenário. Para Leão, uma das mais importantes funções do Parlamento Jovem é mostrar que "política é uma coisa bonita, salutar e importante".

Giannazi cumprimentou os participantes, destacando todo o trabalho que os estudantes para a elaboração dos projetos vitoriosos. Mencionando a formação para o pleno exercício da cidadania como o principal objetivo da Educação, expresso no artigo 205 da Constituição Federal, o parlamentar considerou a participação dos estudantes no Parlamento Jovem como uma aula. Enfatizou ainda a necessidade de atenção: "A Assembleia é um conjunto de partidos e forças antagônicas. Cada deputado que deve, acima de tudo, estar atento às necessidades da população".

Prandi, assinalando que os jovens podem apreender "a importância da democracia no processo histórico", parabenizou o corpo de deputados composto por maioria feminina, o contrário do que acontece em outros parlamentos. Lembrou a todos que, além de produzir leis, a outra função do legislativo é fiscalizar o Executivo. Quanto à responsabilidade de representar São Paulo, a parlamentar destacou que "este é o maior parlamento do Brasil, que significa a representação de mais de 30% do PIB nacional.

Covas, preocupado com a posição "apolítica" da população em geral e dos jovens em particular, viu o evento com entusiasmo. "A participação de vocês é o início da participação dos jovens na política", disse ele, lembrando que "em seis anos, os deputados jovens poderão ser candidatos ao cargo de vereador em seus municípios.

Após a diplomação, a deputada jovem Jenifer Rezende dos Santos fez a leitura do compromisso assumido por todos.

Estiveram presentes prefeitos, secretários municipais, vereadores, ex-deputados jovens e representantes da comunidade escolar.

alesp