Alerta sobre violência doméstica


08/10/2007 17:59

Compartilhar:

Encontro ocorreu na Câmara Municipal de Cosmópolis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ANA PERUGINI VIOLENCIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na sexta-feira, 5/10, a deputada Ana Perugini (PT) levou para a cidade de Cosmópolis (região de Campinas) a palestra "Mulher na Sociedade", uma ação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, coordenada pela deputada. O encontro ocorreu no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito José Pivatto e cerca de 80 pessoas entre homens e mulheres que foram discutir o tema.

Por meio de um vídeo, o público assistiu ao depoimento de Maria da Penha Maia, biofarmafêutica que lutou durante 20 anos para ver o seu agressor condenado e virou símbolo contra a violência doméstica. Em 1983, ela foi atingida por um tiro nas costas desferido pelo marido, Marco Antonio Herredia, e ficou paraplégica. Em 2001, após 18 anos, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos responsabilizou o Brasil por negligência e omissão em relação à violência doméstica. Somente em 2003, o ex-marido foi preso. A história dela veio a público em 2006, quando o presidente Lula sancionou a lei, conhecida como Lei Maria da Penha, para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Durante a palestra, Ana Perugini falou sobre a importância da mulher na história da humanidade e como a mulher ocupa os espaços na sociedade cada vez mais, ainda que sem reconhecimento. "Estamos em maior número nas universidades e temos profissionais tão ou mais qualificadas que os homens, mas ainda assim ganhamos cerca de 30% a menos do que eles", analisou a deputada.

Desde que criou a frente parlamentar, em junho, a deputada tem levado o assunto para diversas cidades do Estado, orientando pessoas sobre procedimentos e identificação dos casos de violência doméstica.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp