Ex-deputado Chopin Tavares de Lima morre aos 80 anos


22/02/2007 17:38

Compartilhar:

Ex-deputado Chopin Tavares de Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Chopin.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Faleceu no sábado, dia 17/2, o ex-deputado Chopin Tavares de Lima. Natural de Itapetininga, Chopin foi um ativista da democracia cristã, sempre empenhado em formar novas lideranças políticas. Foi secretário da Educação no governo Carvalho Pinto. Quando deputado, foi afastado da política pelo Ato Institucional nº 5 (AI 5) durante o regime militar, por causa de um discurso. Voltou à cena política em 1982, quando foi nomeado secretário do Interior pelo governador André Franco Montoro. Foi também secretário da Educação no governo de Orestes Quércia. O ex-deputado participou ativamente dos comícios das "Diretas Já".

Em 2004, em reconhecimento ao seu legado político, a Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam) instituiu o Prêmio Chopin Tavares de Lima " Novas Práticas de Gestão Municipal. O objetivo da premiação é destacar as experiências municipais que apresentam novas práticas de gestão em diversos setores que integram o conjunto das políticas públicas.

Em 9/10/2006, Chopin completou 80 anos de idade. Ele era casado com a Letícia Falabela. Seu corpo foi sepultado no domingo, 18/2, no cemitério do Morumbi, em São Paulo. A missa de sétimo dia será realizada no próximo sábado, dia 24/2, às 9h, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na avenida Doutor Arnaldo, 1.830.

alesp