Saúde da mulher e mortalidade materna são alvos de ação em São Vicente


27/05/2009 10:55

Compartilhar:

Deputada Maria Lúcia Prandi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/PRANDISAUDEMULHER.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) e o médico ginecologista Benjamin Rodriguez Lopez são convidados especiais da atividade que o Coletivo de Mulheres do PT de São Vicente promoverá na próxima quinta-feira, 28/5, às 20 horas, para marcar a passagem de duas datas importantes no calendário feminino.

Trata-se do Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional da Prevenção da Mortalidade Materna, ambos comemorados naquela data. O endereço é na Rua Jacob Emmerich, 1.324, Parque Bitaru, São Vicente (sede do PT), com entrada livre.

Segundo Prandi, o 28 de maio tem destaque na agenda feminina. Muitas organizações de mulheres e organizações de saúde de todo o mundo realizam debates, seminários e encontros, com o objetivo de discutir temas ligados à saúde da mulher.

"A discussão sobre a mortalidade materna ganha relevância no evento. O Brasil ocupa a 65ª posição, com 140 mortes por 100 mil nascidos vivos. Países com níveis de pobreza maiores do que o nosso, como Uruguai e Cuba, estão em posição bem melhor, com 30 casos para o mesmo número de nascimentos", afirmou a parlamentar, que concluiu: "precisamos ser mais ágeis e conseqüentes no combate a esta verdadeira tragédia".

O médico Benjamin Rodriguez Lopez fará palestra sobre o tema Saúde da Mulher, com ênfase na necessidade de prevenção das doenças baseando-se em dados assustadores: o coeficiente de mortalidade por câncer de mama na Baixada Santista é 135% superior à média do Estado de São Paulo.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp