Poluição do rio Tietê em Pirapora do Bom Jesus


12/09/2003 14:23

Compartilhar:

Deputado Emidio de Souza participa de manifestação contra a espuma tóxica no rio Tietê<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/emidiopirapora12set.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Emidio de Souza

O 1º-secretário da Assembléia Legislativa, deputado Emidio de Souza (PT), participou no último sábado, 6/9, juntamente com diversas autoridades locais, de manifestação contra a espuma tóxica no rio Tietê, no município de Pirapora do Bom Jesus. Ele solicitou "medidas imediatas do Governo do Estado para impedir que o problema continue a afetar a saúde dos moradores desta e de outras cidades".

Recentemente, a espuma tóxica chegou a encobrir as pontes que cortam Pirapora, dificultando o trânsito dos veículos e atingindo as residências. Moradores se sentiram asfixiados e passaram a ter problemas respiratórios.

"Na votação do Orçamento para 2004, vamos mais uma vez exigir prioridade para o problema e a destinação específica de verbas para saneamento e despoluição do Tietê, pois a atual situação tanto atinge a saúde da população quanto traz uma imagem negativa para o município, que tem história e grande capacidade de atração para o turismo", disse Emidio.

Os manifestantes partiram do Paço Municipal de Pirapora e se dirigiram para as margens do rio Tietê.

Segundo moradores que participaram do ato, o mau cheiro domina o ar e toda manhã se formam blocos de espuma com até dois metros de altura, em decorrência da movimentação das águas poluídas pelas barragens das usinas hidrelétricas existentes na região.

Participaram também das manifestações os vereadores do PT de Osasco Roberto Trapp e Marcos Martins, e o presidente da ONG Grito das Águas, Leonardo Moretti.

emidio@al.sp.gov.br

alesp