Romaria de Aparecidinha deve ser incluída no calendário turístico do Estado


08/10/2009 12:06

Compartilhar:

Romaria de Aparecidinha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/HAMILTONROMARIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Esporte e Turismo da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o Projeto de Lei 189/2009, de autoria do deputado Hamilton Pereira (PT), que inclui a Romaria de Aparecidinha no calendário turístico oficial do Estado de São Paulo. A manifestação religiosa, que chega a reunir mais de 70 mil pessoas no santuário localizado em Sorocaba, é realizada todos os anos em 1º de janeiro e no segundo domingo do mês de julho.

Segundo o deputado, "os habitantes daquela região preocupam-se com a falta de estrutura dos bairros para receber número tão grande de pessoas na ocasião da Romaria, e a oficialização do evento possibilitará a reivindicação de recursos junto ao governo do Estado".

A instalação de um posto para acolhimento de romeiros em Aparecidinha é apontada pelo pároco José Antonio Leite de Oliveira como um sonho. "Recebemos pessoas de outros municípios e até de outros estados, além de haver frequência, durante o ano, de pessoas que não puderam participar da romaria nos dias oficiais", defende o padre.

"Esse é um evento de importância histórica, religiosa e cultura inquestionável", explica Pereira. "Preservar essa manifestação e garantir condições adequadas para que ela ainda possa persistir por muitos anos é interesse do Poder Público", completa. A partir da mudança do Regimento Interno da Assembleia, o projeto não precisa mais ser votado em plenário, devendo seguir diretamente para sanção ou veto do governador. Caso seja vetado, o projeto retorna para a Assembleia, podendo ser sancionado pela Casa.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp