Estado adota decisão federal sobre a Mantiqueira


24/03/2010 17:14

Compartilhar:

Carlinhos (1º à esq.) em reunião na Secretaria do Meio Ambiente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/CARLINHOS2MANTIQUEIRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente concordou com a revisão do cronograma das discussões em relação à preservação de uma área de 86 mil hectares dos Altos da Serra da Mantiqueira que envolve 14 municípios dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O compromisso foi assumido pelo secretário do Meio Ambiente, Francisco Graziano, em reunião, no dia 23/3, como a Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte e prefeitos da região.

A secretaria era o último órgão envolvido no processo que ainda não havia se manifestado sobre a revisão do cronograma. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente, que, em 2009, apresentou a proposta de criação do Parque dos Altos da Mantiqueira, concordou com a revisão, em encontro com prefeitos, no dia 2/2, em Brasília, articulado pelo senador Aloizio Mercadante e deputado Carlinhos Almeida, ambos do PT.

"Conseguimos com o ICMBio rever o processo para colocá-lo no ritmo correto. Infelizmente, o governo do Estado, através de sua representação na força-tarefa, vinha pressionando no sentido de manter a posição inicial. Conseguimos hoje resolver esta questão. O secretário se comprometeu a dotar a mesma posição do governo federal, de rever o processo, ir com mais calma, com diálogo", disse Carlinhos de Almeida, integrante da Frente Parlamentar.

Além de Carlinhos, participaram da reunião os deputados da Frente Parlamentar Afonso Lobato (PV), Luiz Carlos Gondim (PPS), Mozart Russomanno (PP) e Said Mourad (PSC), além do deputado Samuel Moreira (PSDB).



carlinhos@carlinhos.org

alesp