Acordo entre Câmara dos Deputados e câmaras municipais garante sinal aberto para o Sudeste

Multiprogramação da Rede Legislativa chegará em breve a cidades paulistas
11/11/2011 19:45

Compartilhar:

Deputado Itamar Borges (dir.) participa de assinatura de acordo de cooperação <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ACORDOTV1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Acordo garante sinal aberto para o interior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/DENARDI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A TV Câmara será transmitida em sinal aberto para municípios do Sudeste, graças a acordo de cooperação assinado nesta quinta-feira, 10/11, pela Câmara dos Deputados com dez câmaras municipais do interior de São Paulo e de Minas Gerais.

A multiprogramação da Rede Legislativa, que inclui conteúdos da TV Câmara e das tevês de assembleias e câmaras municipais, em breve estará em sinal aberto nas residências das cidades paulistas de Jacareí, Ribeirão Preto, Barretos, Tupã, São Carlos, Jaú e Bauru. As mineiras Lavras, Pouso Alegre e Sete Lagoas também vão compartilhar os conteúdos.

"Esse é um desejo muito antigo. Desde 2006, trabalhamos para levar a todo cidadão o sinal aberto e gratuito da TV Câmara. Esse é o primeiro passo para chegarmos aos municípios, e já estamos em algumas capitais de Estados. Em São Paulo, já temos o sinal aberto de televisão", informou a secretária de Comunicação da Câmara, Sueli Navarro.

Para o diretor de Comunicação da Assembleia paulista, Antonio Rudnei Denardi, a disponibilização do canal aberto e gratuito consolida o projeto das tevês legislativas e dá maior projeção ao trabalho parlamentar, levando a informação pública a um maior número de pessoas. O deputado estadual Itamar Borges (PMDB-SP) também prestigiou o encontro.

Brasília também conta com o canal digital em sinal aberto, e já foram firmados convênios com as tevês das assembleias legislativas em Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG). Em 2012, as parcerias devem incluir sinais digitais em Salvador (BA), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ).



Otimização



Uma das grandes vantagens da parceria é o custo. "Essas câmaras municipais gastariam os mesmos recursos para transmitir analogicamente. Com o sinal digital, teremos TV Câmara, TV Assembleia e TV Câmara Municipal num mesmo transmissor, pelo mesmo custo que há dois ou três anos se teria só para uma emissora", explicou a gerente do projeto de tevê digital da TV Câmara, Evelin Maciel.

O 1º secretário da Câmara, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), ressaltou que a TV Câmara é um instrumento de divulgação do mandato parlamentar, mas também de garantia de transparência para a população. Por isso, segundo ele, a emissora deve sempre receber estímulos da Mesa Diretora.

As consignações de tevê digital devem sair apenas na próxima semana, quando o Ministério das Comunicações definirá a destinação do uso de cada canal. De qualquer maneira, como a assinatura do acordo já foi feita, a licitação dos transmissores pode ser garantida ainda neste ano, já que as câmaras municipais parceiras têm recursos para investir ainda em 2011.



Acesso



A TV Câmara pode ser assistida em todo o país por meio de antenas parabólicas e de tevê por assinatura. Para assistir em sinal digital, acesse o canal 61 em São Paulo e no Distrito Federal.



*Informações: Portal da Câmara dos Deputados

alesp