Fórum Permanente para Educação Física Escolar


08/03/2007 16:53

Compartilhar:

1ª reunião do Fórum Permanente para a Educação Física Escolar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ForumedufisicaMauri27.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Roberto Felício, presidente da Comissão de Educação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Forumedufisica-MauriDep Roberto Felicio0004.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A inclusão da Educação Física como disciplina obrigatória nos cursos noturnos foi um dos principais temas discutidos na 1ª reunião do Fórum Permanente para a Educação Física Escolar, realizada nesta quinta-feira, 8/3, no auditório Franco Montoro.

A valorização da Educação Física na escola, distinguindo-a da prática esportiva, e a reformulação de seus conteúdos disciplinares também foram temas do encontro, que reuniu professores, alunos e diretores de escolas da capital e de cerca de 50 municípios do Estado.

O fórum é resultado do seminário Políticas Públicas para a Educação Física Escolar, realizado na Assembléia paulista no final de 2006. Segundo o deputado Roberto Felício (PT), trata-se de iniciativa pioneira na discussão da Educação Física Escolar, que pode também gerar grupos para estudar outras disciplinas, contribuindo para discutir a educação de modo geral.

Daquele seminário resultou a proposta de tornar a educação física disciplina obrigatória na educação básica, o que implica, segundo especialistas, a socialização de fundamentos históricos, biológicos, filosóficos e socioculturais, entre outros, relativos às manifestações da cultura corporal.

Para o professor José Guilmar Mariz de Oliveira, doutor em Educação Física pela Universidade de Oregon (USA), é importante fazer a distinção entre educação física e esporte. "A educação física é um componente curricular, obrigatório da educação escolar básica. O esporte não é componente curricular, isto é, não existem aulas de esporte", explicou o professor, destacando que são diferentes os objetivos da disciplina e os da atividade esportiva.

Ao final do encontro, os participantes do fórum entregaram aos membros da Mesa Diretora e ao presidente da Comissão de Educação, deputado Roberto Felício, documento com reivindicações de profissionais da área.

alesp