Seminário aborda gestão de pessoas no setor público


26/05/2011 19:30

Compartilhar:

José Antonio Monteiro Hipólito<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/SeminaGestaoPessoaJoseAntonioMonteiroHipolitoROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/SeminaGestaoPessoaROB3767.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ednilson Vicente, Elcio Avelino, Ivete Garcia e Rodrigo Del Nero<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/SeminaGestaoPessoaROBnomeadaX.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Selma Serrano Amaral <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/SeminaGestaoPessoaSelmaSerranoAmaralROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ivete Garcia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/SeminaGestaoPessoaIveteGarciaROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luisa Rocha Cabral <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/SeminaGestaoPessoaLuisaRochaCabralROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Almiro dos Reis Neto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/SeminaGestaoPessoaAlmiroDosReisNetoROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Departamento de Recursos Humanos organizou o 2º Seminário de Gestão de Pessoas no Setor Público " Desafios e Experiências, que foi aberto nesta quinta-feira, 26/5, no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa, e continua nesta sexta-feira, 27/5. O evento, aberto a funcionários de casas legislativas e da administração pública, além de pesquisadores, estudantes e demais interessados, aborda aspectos da administração de pessoal em vista das mudanças na sociedade e do aprimoramento da administração pública.

O seminário tem o objetivo de buscar meios para melhorar a capacitação do servidor e tornar o gerenciamento de recursos humanos mais moderno e eficiente. O diretor do Departamento de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa, Élcio Avelino Araújo, abriu o evento, que teve a presença de Rodrigo Del Nero, Ivete Garcia e Ednilson Vicente, respectivamente chefes de gabinete da presidência, 1ª e 2ª secretarias.

Elcio Araújo explicou que, em 2008, houve uma primeira edição do curso, cujos resultados permitiram a formação de uma plataforma básica para entender a importância que a melhoria da capacitação tem na evolução do gerenciamento do setor. Interessado na preparação das equipes aos novos desafios da atualidade, Araújo afirma que o DRH pretende promover um fórum permanente de discussão para a gestão de pessoas no serviço público, através de intercâmbio e troca de experiências entre órgãos públicos e a aquisição de novos conhecimentos, apresentados por profissionais da área.

Para Ivete Garcia, este é o momento ideal para falar de capacitação gerencial, pois a Mesa Diretora trabalha, atualmente, num processo de reestruturação institucional. O objetivo deste programa é otimizar os recursos disponíveis e valorizar os funcionários, além de proporcionar ao público externo uma melhor percepção do trabalho aqui desenvolvido e propor novas perspectivas na atividade do RH.



Palestra e estudos



Almiro dos Reis Neto, membro da Associação Brasileira de Recursos Humanos, explicou que o mundo atual, com inúmeros novos instrumentos de comunicação, desafia o setor a se adaptar à utilização de novas técnicas. Para ele, há necessidade de desenvolver novas competências, que possibilitem o convívio com os novos mecanismos do mercado e a otimização de recursos humanos e materiais.

Sobre os estudos de casos, Luiza Rocha Cabral falou de experiência desenvolvida com funcionários da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais. O foco foram as diferenças de percepção do ambiente de trabalho, seus recursos e processos por meio de curso introdutório. Para os que participaram, o processo de ambientação foi mais fácil e a compreensão do trabalho mais rápida.

Outro caso apresentado foi um estudo feito com trabalhadores no Horto Florestal de São Vicente. Os resultados mostraram que quando há a valorização do trabalho de funcionários com um baixo nível de escolaridade, mas com longa experiência, essas pessoas trabalham mais felizes. Além disso, o respeito por seu trabalho e pelo ambiente em que estão inseridos lhes dá a percepção da importância de preparar um ambiente mais saudável para seus descendentes.

O seminário continua nesta sexta-feira, 27/5, com o painel Novo Gestor Público: o Rompimento dos Velhos Paradigmas. No encerramento, haverá a apresentação da Orquestra do Amanhã, do Instituto Baccarelli.



Programação



Dia 27/5 - sexta-feira



10h30 - Palestra magna;



11h40 - Apresentação de casos selecionados;



14h30 - Painel Novo Gestor Público: o Rompimento dos Velhos Paradigmas.



16h - Encerramento do seminário com apresentação da Orquestra do Amanhã - Instituto Baccarelli, no Hall Monumental.

alesp