Encontro nacional discute defesa dos direitos dos trabalhadores
Debate promovido pelo Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (Sintec) reuniu perto de 500 pessoas no Auditório Franco Montoro, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, na terça-feira, 12/4. O evento foi aberto pelo deputado Arnaldo Jardim (PPS), que destacou a importância da atuação do Sintec/SP em favor da capacitação profissional. O sindicato, que completa 18 anos em 2005, planeja diversas ações efetivas em prol dos trabalhadores de nível técnico.
Participaram do debate, entre outros, o presidente do Sintec/SP, Wilson Wanderlei Vieira; o vereador Alex Manente (PPS), de São Bernardo do Campo; o presidente da CGT, Antônio Fernandes dos Santos Neto; e José Eduardo de Paula Alonso, presidente do CREA/SP.
Segundo Vieira, "o movimento de luta dos profissionais de nível técnico está completando 25 anos e nos orgulhamos de todas as vitórias conquistadas", afirmou. "Nós, do sindicato e da Federação Nacional dos Técnicos Industriais, temos a incumbência de impedir que os trabalhadores saiam enfraquecidos após a reforma, já que, dentro dos planos do texto atual, é isso que acontecerá."
O vereador Alex Valente considerou o encontro muito proveitoso. "O espírito do sindicalismo brasileiro deve ser o de dar condições profissionais ao trabalhador, bem como amparo legal. O Brasil, sem dúvida, tem dado passos importantes nesse sentido", disse.
Os principais pontos da reforma sindical debatidos durante o encontro foram extinção do imposto sindical, unicidade sindical, regras mais rígidas para a abertura de novos sindicatos, reconhecimento legal das centrais sindicais, criação da contribuição negocial e do Conselho Nacional de Relações do Trabalho e Arbitragem, para solucionar conflitos entre patrões e empregados.
ajardim@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações