Encontro nacional discute defesa dos direitos dos trabalhadores


13/04/2005 10:38

Compartilhar:

Deputado Arnaldo Jardim participou de encontro que discutiu pontos da reforma sindical<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AJARDIMDEBATE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Debate promovido pelo Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (Sintec) reuniu perto de 500 pessoas no Auditório Franco Montoro, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, na terça-feira, 12/4. O evento foi aberto pelo deputado Arnaldo Jardim (PPS), que destacou a importância da atuação do Sintec/SP em favor da capacitação profissional. O sindicato, que completa 18 anos em 2005, planeja diversas ações efetivas em prol dos trabalhadores de nível técnico.

Participaram do debate, entre outros, o presidente do Sintec/SP, Wilson Wanderlei Vieira; o vereador Alex Manente (PPS), de São Bernardo do Campo; o presidente da CGT, Antônio Fernandes dos Santos Neto; e José Eduardo de Paula Alonso, presidente do CREA/SP.

Segundo Vieira, "o movimento de luta dos profissionais de nível técnico está completando 25 anos e nos orgulhamos de todas as vitórias conquistadas", afirmou. "Nós, do sindicato e da Federação Nacional dos Técnicos Industriais, temos a incumbência de impedir que os trabalhadores saiam enfraquecidos após a reforma, já que, dentro dos planos do texto atual, é isso que acontecerá."

O vereador Alex Valente considerou o encontro muito proveitoso. "O espírito do sindicalismo brasileiro deve ser o de dar condições profissionais ao trabalhador, bem como amparo legal. O Brasil, sem dúvida, tem dado passos importantes nesse sentido", disse.

Os principais pontos da reforma sindical debatidos durante o encontro foram extinção do imposto sindical, unicidade sindical, regras mais rígidas para a abertura de novos sindicatos, reconhecimento legal das centrais sindicais, criação da contribuição negocial e do Conselho Nacional de Relações do Trabalho e Arbitragem, para solucionar conflitos entre patrões e empregados.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp