Mobilização contra pedágio na SP-360, em Itatiba


03/02/2011 17:58

Compartilhar:

Manifestantes na rodovia Engenheiro Costantino Cintra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2011/ANAPERUGINISP360.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O mandato da deputada Ana Perugini (PT) participou, dia 29/1, de um protesto contra a recém instalada praça de pedágio localizada no km 77, em Itatiba, na rodovia Engenheiro Costantino Cintra (SP-360), que liga a cidade à Jundiaí.

A mobilização, organizada por uma comissão de vereadores, advogados, lideranças comunitárias, membros de motoclube, contou também com a ação do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Itatiba. Na manifestação pacífica, as pessoas estavam munidas de nariz de palhaço e apitos para chamar a atenção dos motoristas. Os participantes também distribuíram pipoca, sorvete e amendoim.

A Câmara de Vereadores de Itatiba chegou a promulgar uma lei que isentava os veículos com placa da cidade da tarifa. A medida foi revogada com a justificativa de que não cabe ao legislativo municipal determinar ou agir sobre estradas estaduais. As tarifas são de R$ 1,85 para veículos de passeio e por eixo comercial e R$ 0,90 para motos.

A deputada Ana Perugini está na luta contra o abuso das tarifas e praças de pedágios no Estado de São Paulo. É dela a autoria do Projeto de Lei 1181/2009, que prevê isenção para motoristas que moram ou trabalham na cidade em que se localiza a praça de pedágio.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp