Orçamento 2012: Ribeirão Preto é polo econômico e cultural

Audiências Públicas do Orçamento 2012
19/07/2011 18:24

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/RibeiraoPretoXd.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ribeirão Preto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/RibeiraoPretoXa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/RibeiraoPretoXb.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O quinto município a sediar o debate em torno das prioridades orçamentárias do Estado de São Paulo será Ribeirão Preto. A audiência pública, promovida pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa, acontecerá dia 26/8, às 18h, na Câmara Municipal.

A cidade, também conhecida por sua pujança econômica, foi escolhida em 2010 como a Capital Brasileira da Cultura. A decisão foi do Ministério do Turismo e da Cultura e da ONG Capital Brasileira da Cultura (CBC). Todos os anos uma cidade brasileira é selecionada para receber o título. Ribeirão Preto foi a primeira cidade do Estado a receber essa marca expressiva.





Ribeirão Preto sediará audiência pública sobre prioridades orçamentárias para 2012



Considerada a oitava cidade mais populosa de São Paulo, Ribeirão Preto será o quinto município a sediar o debate em torno das prioridades orçamentárias do Estado de São Paulo. A audiência pública, promovida pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa, acontecerá dia 26/8, às 18h, na Câmara Municipal.

Ribeirão Preto também é uma das cidades mais ricas do Estado. Em parte, seu sucesso econômico deve-se à sua privilegiada localização. Por sevir de ponto entre a Grande São Paulo e a região central do país " Ribeirão está próximo dos principais polos econômicos e tecnológicos do interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e Sul de Minas " o município se constitui num polo de atração das atividades comerciais e de prestação de serviços da região, cuja área de influência extrapola os limites da própria região de governo, estendendo-se para Barretos, Araraquara, São Carlos, São João da Boa Vista, entre outras do próprio Estado de São Paulo e até de outros Estados, como a cidade de São Sebastião do Paraíso em Minas Gerais.





Conforme pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas sobre as cem melhores cidades para construir carreira profissional no Brasil, Ribeirão Preto ocupa a 17ª posição, sendo que dos municípios de interior do Brasil com distância superior a cem quilômetros de suas respectivas capitais, somente Macaé está a frente de Ribeirão Preto (6ª posição).

Ribeirão Preto também se destaca por sua intensa rotina de lazer e cultura. Anualmente acontecem na cidade diversos eventos, como a Feira de Photo Imagem, o Carnabeirão (maior micareta do Estado), o Festival de Cinema de Ribeirão Preto, a Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (segunda maior feira a céu aberto do Brasil), a ExpoHair, Feitrans (Feira de Transportes Interior Paulista), Festival Tanabata (cultura japonesa), Festival de Inverno João Rock e a Festitália (cultura italiana).

alesp