Frente pela reforma urbana quer qualidade de vida nas cidades


15/08/2011 11:21

Compartilhar:

Beto Trícoli fala no lançamento da Frente Parlamentar pela Reforma Urbana e pela Cooperação Regional<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/BETOTRICOLIFRENTE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Coordenada por Beto Trícoli (PV), foi lançada na quinta-feira, 11/8, a Frente Parlamentar pela Reforma Urbana e pela Cooperação Regional, como espaço de debate constante que permita a integração de ações nas várias esferas governamentais, a fim de promover melhoria da qualidade de vida nas cidades, planejando-as e organizando-as.

Foi votado o regimento interno da frente, em que constam como principais objetivos da Frente o debate para a efetivação da Lei federal 10.257/2001, o Estatuto das Cidades, no Estado de São Paulo; a defesa do direito às cidades sustentáveis, como o direito à moradia digna, ao acesso à terra urbana, à saúde, educação, ao meio ambiente, ao transporte e aos serviços públicos, à infraestrutura urbana, ao saneamento ambiental, ao trabalho, ao lazer e à cultura, para a presente e as futuras gerações.

Segundo Beto Trícoli, a Frente discutirá as ações e desafios que possam contribuir e melhorar a qualidade de vida nas cidades. "2011 marca 10 anos da aprovação do Estatuto das Cidades, que proporcionaria planejamento e organização das cidades. Nós, da Frente parlamentar, temos que reavaliar e atualizar esse debate", justifica.

O deputado enfatizou a necessidade de planejamento quando da realização dos megaeventos, como a Copa do Mundo 2014, ou da implantação dos megaprojetos, como a construção do Itaquerão ou do trem bala. Segundo ele, tais eventos ficam desconectados do restante do planejamento urbano, muitas vezes gerando mais problemas do que vantagens para a cidade.



betotricoli@al.sp.gov.br

alesp