Projeto do plantio é aplaudido na ONU


19/05/2008 17:04

Compartilhar:

Rita Passos e Hanifa Mezoui<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/RITA PASSOS ONU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Rita Passos (PV) esteve na sede da ONU, em Nova York, participando da Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CDS-16) realizada no início deste mês, onde expôs o projeto de lei de sua autoria, aprovado pela Assembléia Legislativa, que transforma 27 de fevereiro no Dia Estadual do Plantio de Árvores Nativas. A convite da ONU, a parlamentar apresentou para representantes de diversos países o vídeo sobre o plantio recorde de mudas realizado em Itu que, além de levar a cidade a figurar no Guinnness Book, se tornou um exemplo mundial na recuperação de áreas desmatadas num momento em que o planeta enfrenta os impactos do aquecimento global.

O 1º secretário da Missão Permanente do Brasil na ONU, Gustavo Senechal, elogiou o vídeo e saudou a deputada pela iniciativa. O vídeo, que narra o envolvimento de crianças, jovens, idosos e até deficientes físicos e visuais no plantio de 30.550 mudas feito em menos de uma hora, recebeu os aplausos das delegações estrangeiras que levaram cópias para seus países.

Ainda na ONU, Rita Passos encontrou-se com Hanifa Mezoui, chefe do Departamento de Assuntos Socioeconômicos e do Departamento de Organizações Não-Governamentais, que parabenizou a deputada por levar à ONU a iniciativa inédita. Mezoui afirmou que o plantio é um exemplo para todo o mundo e convidou a deputada para reapresentar o vídeo durante a Feira de Inovações de Organizações Não-Governamentais que acontecerá na ONU em julho próximo.

Rita Passos também esteve com o embaixador Alain Lemieux, presidente da WSA (World Sport Alliance), que teceu elogios ao projeto e demonstrou interesse em conhecer o viveiro de mudas em Itu. Lemieux apresentou à deputada o projeto mundial da WSA, convidando-a para intermediar uma possível filiação do governo do Estado de São Paulo com a entidade.



rpassos@al.sp.gov.br

alesp