Programa de Inclusão Digital para População Idosa


13/01/2010 16:57

Compartilhar:

Ed Thomas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2010/EDTHOMASDIGITAL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As últimas décadas foram marcadas pela elevação da expectativa de vida da população mundial, e de forma especial a brasileira. Segundo dados da Fundação Seade, dos 4,3 milhões de idosos no Estado de São Paulo, 44,2% possuem idade superior a 70 anos. "A projeção para 2020 é de que se tenha 7,1 milhões de idosos, dos quais 2,9 milhões terão idade superior a 70 anos, sendo que a Organização Mundial de Saúde estima que, em 2025, o Brasil deverá assumir a posição de 6º país do mundo com maior população idosa".

Tendo em vista essas projeções, o deputado Ed Thomas (PSB) elaborou o Projeto de Lei 1.260/2009, estabelecendo que cada espaço de escolas da rede pública de ensino seja utilizado no sentido de ampliar as ações já realizadas e promover a inclusão do idoso em atividades de cunho educativo, cultural e de lazer. "Para tanto, consideramos que devem ser promovidos o bem-estar, a qualidade de vida e relações cidadãs dos idosos", justifica o deputado, acrescentando ser necessário que ocorra o envelhecimento saudável, o qual implica a garantia aos idosos do pleno exercício da cidadania e da dignidade da pessoa humana, ou seja, uma maior integração por meio de atividades com adolescentes e jovens. "Em síntese, o que propomos é criar mecanismos para que haja uma maior interação entre jovens e a terceira idade, visando possibilitar também aos idosos condições para sua inclusão digital", finaliza Ed Thomas.



edthomas@al.sp.gov.br

alesp