Projeto Caminhadas com Segurança estimula atividade física e realiza exames

Há seis anos, encontros para conscientização da população ocorrem no último domingo do mês
03/10/2011 17:44

Compartilhar:

Deputado Giannazi (2ºdir.) abre seminário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/GIANNAZI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A boa qualidade da vida humana depende de ossos e músculos, e há necessidade de políticas públicas e de educação social. Esse foi o tema do seminário realizado no dia 3/10, que contou com apoio do deputado Carlos Giannazi (PSOL). A iniciativa foi do Instituto Espaço Mulher, presidido pela professora Elisabeth Mariano, e do Instituto Ortopedia e Saúde.

Giannazi é autor do Projeto de Lei 867/2011, que cria o Dia Estadual Caminhadas de Cidadania com Segurança, a ser comemorado todo dia 4/6. Com seis anos de existência, o Projeto Caminhadas com Segurança foi idealizado pelo Instituto Ortopedia e Saúde, presidido pelo cirurgião ortopedista Fabio Ferraz do Amaral Ravaglia, que também é diretor da Arthos Clínica Ortopédica.

O seminário foi aberto por Carlos Giannazi, que falou sobre a importância das políticas públicas na área de Ortopedia e Traumatologia. Fabio Ravaglia discorreu sobre a importância e benefícios da caminhada, e a professora Elisabeth Mariano, no encerramento do evento, destacou a falta de respeito e discriminação que atingem os idosos.

O Projeto Caminhadas com Segurança acontece no quarto domingo de cada mês, no parque Trianon, portão 4, na avenida Paulista, capital. O evento busca informar a população de São Paulo sobre os benefícios proporcionados pela prática da caminhada.

Conta com palestras de renomados profissionais e exames gratuitos de densitometria óssea de calcanhar, que determina o grau de osteoporose, e baropodometria, um teste simples para avaliar o tipo de pisada. As próximas edições serão dias 30/10, 27/11 e 18/12, com início às 8h30, quando são distribuídas as senhas para realização dos exames.

alesp