Lucio Tamino: musicalidade cromática e harmonia de linhas e formas

Artistas que retrataram São Paulo
20/01/2004 14:00

Compartilhar:

Obra O Municipal iluminado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/o municipal iluminado.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lucio Tamino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/lucio tamino.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Emanuel von Lauenstein Massarani



Apesar de sua jovem idade - o que em absoluto não é um defeito - Lucio Tamino nos dá a prova de um conhecimento e coesão com as problemáticas urbanas que nos envolvem. Com gesto estético, sentido da composição e equilíbrio cromático, pronto a traduzir sua obra num rigoroso e personalíssimo clima lírico.

Trata-se de uma pintura sustentada e guiada pelo desejo inequívoco de que o menor traço, o mais frágil, possa encontrar, entre presente e passado, a sua expressão mais imediata e autêntica.

Percorrendo estradas, praças, admirando velhos casarões e monumentos de sua São Paulo natal, Lucio Tamino nos convida a admirar silenciosamente com ele o que restou de um mundo muitas vezes esquecido, fruto da observação de um olhar puro e de desencantada nostalgia.

Delineando desde cedo sua própria personalidade, ele trata a natureza como a sente, amplifica o seu discurso com a realidade em completa liberdade de espírito. Não se trata de uma simples experiência, de uma questão de índole ideológica e muito menos de uma prazerosa consolação acadêmica. Trata-se também de uma mensagem poética e musical que o artista procura atingir no coração do espectador, como um raio de sol para aquece-lo.

¨O Municipal iluminado¨, obra doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, traduz a emoção que o coração sugere, fixando sobre a tela aspectos palpitantes de vitalidade, ricos de movimentos, com uma musicalidade cromática e uma harmonia de linhas e formas que colocam em relevo os detalhes da edificação, numa encantadora luminosidade.

O Artista

Lucio Tamino nasceu em São Paulo em 1982, filho de Gregório Gruber e neto de Mario Gruber, ambos renomados artistas plásticos com os quais aprendeu e praticou desde de muito cedo diversas técnicas como pintura a óleo e acrílico, pastel, aquarela e escultura. Em busca de uma identidade própria através da arte vem ultimamente trabalhando diversos temas e técnicas.

Viveu um ano em Barcelona, em 2002, onde cursou desenho e pintura na Leonardo da Vinci Escola d' Art. Aproveitou sua permanência na Europa para visitar, durante dois meses, os mais importantes Museus, Fundações Culturais, e Igrejas históricas da Itália, Suiça, Holanda, França, Portugal e Espanha.

Participou das seguintes exposições: ¨Col-lectiva 2002¨ na Leonardo da Vinci Escola d' Art de Barcelona, Espanha, em setembro de 2002; ¨Gregório, Lucio, e Lorena¨ na Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul, de abril a junho de 2003, com pinturas, desenhos e gravuras; e ¨ Estilos e Tendências ¨ no Clube Venâncio Ayres, em Itapetininga com pinturas e gravuras.

Possui obras em diversas coleções particulares e no Acervo Artístico

da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp