Empresários espanhóis defendem construção de canal de irrigação


28/04/2005 17:34

Compartilhar:

Deputado Edson Gomes (centro) recebe empresários espanhóis e prefeito de Fernandópolis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/gomesespanha.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edson Gomes (PFL) recebeu nesta quarta-feira, 27/4, em seu gabinete na Assembléia Legislativa de São Paulo, a visita do empresário espanhol Carlos Sanches Vicente e seu advogado Joaquim Cotrim Neto, do empresário Alberto Herreras Espino, e do prefeito Rui Okuma, de Fernandópolis. O parlamentar exibiu vídeo que mostra a importância da construção do canal de irrigação do noroeste paulista, obra que beneficiará não só os moradores locais, mas a agricultura e a economia dos municípios que integram o Cindagri (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Agroindustrial). Segundo Edson Gomes, o canal, uma das maiores obras do Governo Federal e Estadual, será composto por dois tramos que partem das represas das hidrelétricas de Ilha Solteira, no rio Paraná, e Água Vermelha, no rio Grande.

Os produtores da região do noroeste paulista dispõem de terra, dominam as técnicas, conhecem os canais de comercialização, mas convivem com a escassez de água. Nos últimos anos, alternativas de fornecimento de água mostraram-se insuficientes e a abertura de poços artesianos é inviável economicamente. Para Gomes, a implantação do canal de irrigação é a solução para a agricultura da região, e a viabilidade da sua construção já foi comprovada através de vários projetos apresentados por prefeitos e técnicos do exterior.

alesp