As vibrações da paisagem de Anna Maria Trunkl nascem de um feliz impacto com a natureza

Acervo Artístico
13/06/2005 18:30

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt=""Marinha", oferecida ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho Clique para ver a imagem "> Anna Maria Trunkl<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Foto de Anna Trunkl.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As pinturas de Anna Maria Trunkl não nascem de teses herméticas ou de compêndios de alquimia, mas da projeção de uma determinada carga individual que atinge a essência de suas articulações paisagísticas, da lembrança da realidade vivida onde a memória encontra o seu êxito feliz na reconstrução dos valores tonais e cênicos.

A artista sente em modo particular o belo da natureza. Sente a necessidade quase física de jogar sobre a tela tudo que toca a sua sensibilidade. Quanto mais a vegetação das florestas e dos campos, e as ondas do mar é espontânea, quase selvagem, mais facilmente encontra cor, luz e atmosfera optimais para a composição de suas obras.

Não há necessidade de muitas explicações para definir os resultados de Anna Maria Trunkl: a inata sensibilidade, as congênitas qualidades pictóricas e uma técnica refinada conquistados através de anos de pintura fazem com que suas obras agradem a todos os que amam a Arte, aquela espontânea e sincera.

A pintora apresenta a natureza a quem desejar encontra-la livre, na alegria da cor como a festejar a luz que lhe é própria. Atenta desenhista compõe elegantemente suas obras utilizando apropriados elementos construtivos e, sensível que é à cor, os faz vibrar de luz numa doce atmosfera.

Sua interpretação respeita a verdade da imagem para a qual não necessita recorrer a particulares artifícios cerebrais, tão em moda em nossos dias, para exprimir as sensações que nascem através do impacto com a natureza. Operando numa dimensão neo-realista Anna Maria Trunkl comprova através de sua "Marinha" oferecida ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, o seu lado romântico que não significa viver fora do nosso tempo, mas saborear o que nosso tempo ainda não destruiu completamente.



A Artista

Anna Maria Trunkl começou os estudos em pintura a óleo em 1980, com mestres de renome, tais como Salvador Rodrigues Júnior, José Rios Pinto e Alfredo Rocco.

Tem participado de salões desde 1983, em Campinas, Piracicaba, Arceburgo, Amparo, Franca, Matão, Itatiba, Araraquara, Poços de Caldas, Rio de Janeiro e São Paulo. Ressalta-se, sua participação na II Expo Brasil-Portugal ano Anhembi, Galeria Rubayat, Caixa Econômica Federal, Universidade São Judas Tadeu, Biblioteca Municipal Presidente Kennedy e no Clube Monte Líbano.

Realizou, também, exposições individuais no Esporte Clube Pinheiros (1986, 1987, 1990 e 1998); e no Clube Atlético Paulistano (1989).

Possui obras em diversos acervos particulares e oficiais, destacando-se o: Esporte Clube Pinheiros, Clube Atlético Paulistano, Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal e Lemos Britto.

alesp