Deputado defende lei antifumo


16/12/2008 19:18

Compartilhar:

José Bruno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/JOSE BRUNO ANTIFUMO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O fumo passivo é a terceira causa de morte evitável no mundo. Com essa informação, o deputado José Bruno (DEM) foi ao Plenário defender a aprovação do Projeto de Lei 577/2008, que pretende proibir o consumo de cigarro e similares em lugares coletivos, sejam públicos ou privados. Embora o projeto do governo esteja na pauta desde o dia 22/10 e tramite em regime de urgência, deve ser votado apenas em 2009, após o fim do recesso parlamentar.

Em novembro, José Bruno recebeu, sob a coordenação da médica psiquiatra Luizemir Wolney de Carvalho, diretora do Conselho Nacional de Entorpecentes (Conen), uma comitiva com representantes de organizações não-governamentais que promovem ações em prol de ambientes públicos livres de tabaco, dentre as quais o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), representado por Regina Esther Tuon; a Associação de Defesa da Saúde do Fumante (Afesf), representada pelo diretor jurídico Luiz Mônaco; e a Aliança de Controle de Tabagismo (ACT), representada pela advogada Adriana Pereira de Carvalho.

Para o deputado, todos os parlamentares devem ser favoráveis ao projeto. "A proposta do governador Serra é muito feliz, pois contempla a saúde pública, promove o bem-estar da população e diminui o orçamento governamental, já que o Estado tem altos gastos na recuperação e tratamento de pacientes afetados por todos os tipos de seqüelas e doenças crônicas causadas pelo fumo".



josebruno@al.sp.gov.br

alesp