Amianto abandonado põe em alerta Mogi das Cruzes


31/03/2009 09:54

Compartilhar:

Marcos Martins e Fernanda Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/MARCOSMARTINSTONELADAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Toneladas de amianto abandonadas desde 2006 no galpão da empresa Kubota, antiga fábrica de lonas e pastilhas de freios, estão preocupando a população de Mogi das Cruzes. O deputado Marcos Martins (PT), que é autor da Lei 12.684, que proíbe o uso de amianto no Estado, em conjunto com a Associação Brasileira de Expostos ao Amianto (Abrea) e a fiscal do Trabalho Fernanda Giannazi, visitaram o local, no dia 25/3, e se impressionaram com cerca de cinco toneladas de amianto in natura e com cerca de 900 toneladas de resíduos do mineral abandonadas no local em condições impróprias, colocando em risco a vida dos moradores da região.

A denúncia foi promovida pelo jornal Diário de Mogi, o que levou a comitiva a ver de perto a situação. "O amianto é um material extremamente perigoso. Este aqui, no galpão da Kubota, está abandonado, sem qualquer proteção. É preciso que este material seja imediatamente enviado a um aterro adequado", alertou o deputado.

Marcos Martins pedirá nova audiência com o secretário de Meio Ambiente do Estado, Xico Graziano, para cobrar medidas do governo que possam coibir que empresas que trabalhem com lixo perigoso abandonem o material impunemente e que o Estado possa realizar as remoções dos dejetos perigosos encontrados em Mogi das Cruzes e em Avaré para um aterro sanitário adequado.

mmartins@al.sp.gov.br

alesp