Relatório descarta represa como responsável por inundações


08/09/2011 11:19

Compartilhar:

Ary Fossen e moradores com Bruno Covas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/ARYFOSSEN03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O fator responsável pelas inundações em Atibaia é a ocupação indevida das várzeas do rio Atibaia e não o barramento da Represa da Usina, conforme algumas lideranças e moradores acreditavam. Esta é a conclusão do relatório preliminar encomendado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE) apresentado no dia 25/8. O responsável pelo documento é o engenheiro Aluísio Canholi, da Hidrostudio, empresa contratada para o estudo.

Os moradores do entorno da Represa da Usina, preocupados com a possível desativação da barragem, que resultaria em um grande desastre ambiental, iniciaram reuniões para preservar a área. Em abril deste ano, procuraram o deputado Ary Fossen (PSDB) que viabilizou audiências com a Secretaria Estadual de Saneamento " Recursos Hídricos, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo e Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

O deputado da região de Jundiaí destacou que em todas as audiências o saldo sempre foi positivo, principalmente pelo compromisso dos secretários e superintendentes afirmarem que nada seria realizado sem um estudo da situação.(da)



afossen@al.sp.gov.br

alesp