Transgênicos podem ser mais perigosos que aquecimento global, afirma Jeffrey Smith


26/10/2007 17:33

Compartilhar:

Rita Passos, Jeffrey Smith e Célia Marcondes, dirigente do PV<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/LID PV TRANSGENICOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Liderança do Partido Verde recebeu nesta sexta-feira, 26/10, o consultor americano Jeffrey Smith, um dos mais importantes críticos da produção de alimentos transgênicos em todo o mundo. Recepcionado pela deputada Rita Passos, líder da bancada, Smith conversou com os deputados Vanessa Damo, Edson Giriboni e dirigentes do PV. Ele fez uma explanação de seu trabalho na luta contra os alimentos geneticamente modificados e os riscos que eles representam à saúde humana, animal e ao meio ambiente.

"Os alimentos geneticamente modificados podem ser mais perigosos que o aquecimento global e o lixo nuclear", alertou Smith, que é autor dos livros Seeds of Deception-Exposing Industry and Government Lies About the Safety of the Genetically Engineered Foods You"re Eating (Sementes da enganação - as mentiras da indústria e do governo sobre a segurança dos alimentos transgênicos que você está comendo") e Genetic Roulette (Roleta Genética), ainda não traduzidos no Brasil. Em seu primeiro livro, ele denuncia que cientistas foram demitidos por terem pesquisado os riscos dos alimentos transgênicos e que a agência americana FDA (Food & Drug Administration) libera os alimentos geneticamente modificados a partir de pesquisas precárias patrocinadas pelos próprios fabricantes. Já em Genetic Roulette, reúne o parecer de mais de 100 cientistas internacionais sobre 65 tipos de danos à saúde provocados pelos transgênicos.

Formado em administração de empresas, Jeffrey Smith pesquisou a íntima ligação das empresas de biotecnologia com o governo americano e a FDA. Desde 1996 dá palestras sobre o assunto e, junto a partidos políticos e ONGs, ajudou a propor uma legislação que remove os transgênicos das merendas escolares e protege os agricultores de processos de contaminação de não-transgênicos por meio de polinização.

rpassos@al.sp.gov.br

alesp